Há alguns meses contamos sobre a realização da competição Solar Decathlon Europe 2012 em Madri, Espanha, concurso internacional de Arquitetura e Engenharia que convida todos os anos estudantes universitários do mundo todo a projetar habitações sustentáveis que sejam capazes de se auto abastecer com energia solar e funcionar perfeitamente durante o mês da competição.
O concurso de 2012, patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos e pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), premiou a Casa CANOPEA, da equipe francesa RHÔNE ALPES.
Na continuação os convidamos a conhecer o projeto vencedor.
CANOPEA ficou em primeiro lugar na competição com uma pontuação acumulada de 800,32 e com honras máximas em seu projeto arquitetônico. Coberto com painéis solares de 10,7 kW - que produzem energia mais que suficiente para seus dois pisos - este espaço verde também possui ventilação natural, um lugar para relaxar, e até mesmo uma lavanderia comum.
A ideia do projeto é criar "nanotorres" compostas por várias casas Canopea - empilhadas vertical e horizontalmente - gerando edifícios sustentáveis que podem responder à escassez de espaço urbano na França e no resto do mundo.
Organizadas por uma rede inteligente que monitora o aquecimento, resfriamento, a mobilidade, os serviços e redes sociais, estas "nanotowers" incluem jardins, espaços de armazenamento e um sistema de reciclagem, junto com um terraço ao ar livre que ajuda a prolongar o espaço interno. O projeto também ganhou o prêmio de acessibilidade, por permitir seu funcionamento para deficientes.
O segundo lugar obteve o Team Andalucía, com sua "Casa Patio 2.12" e o terceiro lugar a equipe italiana, com sua proposta "MED in Italy".
Mais informações na Página Oficial da Competição / SD Europe.