Depois da edição de Design Miami / Basel em junho com Craftica por FormaFantasma, Fendi convidou o designer belga Maarten de Ceulaer a desenvolver um projeto que responda a sua identidade visual e seu legado de padrões e emblemas de inspiração Modernista. Marteen foi selecionado para este projeto porque demonstrou uma notável afinidade para a elaboração de móveis sofisticados e objetos cheios de narração lírica, caprichosa.
O designer criou "Transformations" em celebração da imagem retilínea, abstrata e geométrica da marca. Ao longo das décadas, os designers da Fendi extraíram imagens e inspirações dos movimentos de design pioneiros como Wiener Werkstätte, De Stijl, o Futurismo, a Bauhaus e Art Deco.
Para Design Miami / 2012, Maarten transformou este repertório de expressões em duas dimensões num sistema de expressão tridimensional, explorando os limites entre o duro e mole, natural e artificial, orgânico e geométrico, luxuoso e mundano. Convertendo a ideia de um módulo físico baseado num pedaço de madeira, "Transformations" justapõe tábuas de madeira lacada e troncos de árvores com módulos de couro requintados feitos à mão e organizados numa variedade atrativa e de composições coloridas. O resultado é um ambiente total que, em seu conjunto, se converte num padrão de vida que recorda o trabalho do design a partir dos primeiros anos do Modernismo.
As "placas moles" que Marteen desenvolveu para este projeto podem ser aplicadas quando busca-se maior comodidade, e o gesto de sua utilização é muito simples.