Andrés Jaque, recentemente eleito pelo MoMa Museu de Arte Moderna de Nova York para exibir seu trabalho "IKEA Desobedientes" como a primeira situação arquitetônica incorporada e exposta em sua coleção, apresenta esta quinta-feira 17 janeiro de 2013 às 21:00 em Lugadero (C/Correduría 5A, Sevilla), o livro "Doces Áreas Cortidianas" e inaugura a exposição do mesmo nome que narra a trajetória de seu trabalho através de seu universo gráfico particular.
Este livro é o segundo título da coleção "unodecien", em que cada exemplar é numerada e assinada pelo autor, tornando-se um objeto literário único.
Doces Áreas Cotidianas é um conjunto heterogêneo de aproximações ao doméstico, não como uma realidade autônoma desconectada da construção do coletivo, mas precisamente como uma de suas áreas mais eficazes. Este livro mostra interesses e temáticas que evidenciam a estreita relação entre a casa e o público, não como um espaço, mas como um processo que acontece ali e onde se desmantelam os consensos. Nestes conjuntos arquipolíticos e onde a disciplina da arquitetura pode encontrar novas formas de ganhar relevância pública.
Andrés Jaque e a Oficina de Innovación Política exploram o papel da arquitetura na construção das sociedades. Dentre seus trabalhos, destacam-se:
- Casa Sacerdotal Diocesana de Plasencia / Prêmio Dionisio Hernández Gil
- Finalista da VIII e X Bienales Espanholas de Arquitetura e Urbanismo e do European Award Mies van der Rohe 2009.
- Instalação ‘FRAY HOME HOME’, no espaço central do Palácio da Exposição da Bienal de Veneza 2010
- Projeto ‘SWEET PARLIAMENT HOME’ (2011) na cidade de Gwangju.
Além disso, publicações em importantes revistas especializadas como Architecture Digest, Architecture d'aujourd'hui, Architecture Now, Arquitectura Viva, AV, Bauwelt, Beyond, C3, Corriere della Sera, Domus, Dwell, Elle, El Croquis, El Mundo, El País, Fisuras, Le Monde, Le Moniteur d'architecture AMC, MARK, The Herald Tribune, The New York Times, The Wall Street Journal, entre muitas outras.
PROGRAMA
- Apresentação do livro e inauguração da esposição sob responsabilidade de Andrés Jaque: 17 de janeiro de 2013 (21:00h)
- Datas Exposição: De 17 de janeiro a 16 de fevereiro de 2013
- Endereço: LUGADERO. C/ Correduría 5a. 41002 Sevilla
- Horário: De segunda a sexta-feira: 10:00-14:00 e 18:00--20:30. Sábados: 10:00 - 14:00. Domingos: Fechado
- Entrada livre