O Projeto Madrid Centro de José María Ezquiaga em colaboração com Juan Herreros, Salvador Pérez e uma numerosa equipe, foi agraciado com o importante Prêmio Europeu de Planejamento Urbano e Regional. O prestigioso prêmio é entregado a cada dois anos e são organizados pelo Conselho Europeu de Urbanistas e o comitê das regiões da União Européia
Os organizadores pretendem com este prêmio promover o desenvolvimento sustentável expressado na Nova Carta de Atenas de 2003.
O prêmio foi concedido a este projeto pelas seguintes razões:
· O prêmio reconhece a inovação do projeto e a melhora que este tem proporcionado a qualidade de vida dos cidadãos.
· O perímetro de atuação de Madrid Centro conta com os distritos de Arganzuela, Salamanca, Retiro, Centro, Chamberí, Chamartín, Tetuán e parte de Moncloa-Aravaca
· Aborda desde a problemática da mudança climática, até a lógica de funcionamento de um centro metropolitano.
· Devido ao seu alto valor técnico e sua função de banco de ideias, o projeto Madrid Centro é um documento de referência na Revisão do Planejamento Urbano Geral de Madri.
Segundo o júri, "o projeto demonstra uma estratégia convincente para a regeneração urbana", e valoriza particularmente o tratamento das questões de escala , "como o texto aborda desde questões da mudança climática até o funcionamento de um centro metropolitano."
Um dos objetivos principais do projeto é tornar o Centro de Madrid um lugar habitado, integrado socialmente, sustentavel, cultural, porém seguro e o mais importante, que melhore a qualidade de vida daqueles que ali vivem.
Além desse prêmio, o projeto havia sido reconhecido na Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo 2012 na categoria "Trabalho de Investigação".