O estúdio Beforelight, juntamente com a organização sem fins lucrativos Imagine The City, tomou o problema da escuridão e da insegurança em um setor de Atenas e decidiu criar uma intervenção para devolver a luz para as ruas. Para isso os vizinhos doaram 150 lâmpadas e antigas luminárias.
Pittaki, a rua escolhida se encontra em Psyrri, um bairro em decadência, lentamente desabitado e com aumento de crimes. A intervenção devolve vida para esta rua, convertendo-a em um lugar animado e acolhedor.
Pittaki se iniciou dia 30 de Novembro e durará seis meses. Mais detalhes a seguir.
O criativo estúdio Beforelight além de mudar o aspecto deste beco, gerou ao mesmo tempo, um encontro entre os vizinhos, já que a intervenção se fez com a participação deles, que inclusive não tiveram problemas em fazer orifícios em suas fachadas para instalar os fios. O projeto devolveu metafórica e literalmente, a luz às vidas dos habitantes de Psyrri.
Uma vez que terminaram de instalar as lâmpadas, um artista de rua pintou o interior e as fachadas de algumas casas. O resultado foi um céu de cores e uma ilusão de espaço interno, fazendo com que o estreito beco ficasse menos sufocante, cortando a altura dos edifícios que o limitam.
O projeto Pittaki, além da intenção clara de iluminar, também "dá destaque" ao tema da participação cidadã. A iniciativa gerou uma retroalimentação positiva entre os profissionais e os habitantes e, com isso, espera-se fomentar uma mudança na maneira em que vemos e vivemos a cidade.
Via Popupcity.