Na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, o Qatar Creates apresentará o documentário Construindo uma Nação Criativa no ACP - Palazzo Franchetti, de 14 de maio a 26 de novembro de 2023. Esta será a primeira vez que as mais novas instituições culturais do Qatar receberão destaque fora do seu país de origem.
ELEMENTAL, Herzog & de Meuron, Office for Metropolitan Architecture (OMA), Philippe Starck e UNStudio são apenas algumas das empresas de arquitetura internacionalmente renomadas que estão trabalhando com Qatar Museums para estabelecer cinco novas instalações culturais no país. As novas construções serão supervisionadas pela organização Qatar Museums, responsável pela manutenção e expansão dos ativos culturais do Catar por meio da gestão da crescente rede de museus, locais históricos, festivais e instalações de arte pública do país.
Para retratar cada projeto como uma resposta arquitetônica cuidadosa a um componente de construção da nação cultural do Qatar Museums, a exposição Palazzo Franchetti combina renderizações, fotos, esboços, estudos, maquetes, vídeos e mídias imersivas. Cada instituição futura, seja construída do zero ou por meio de reutilização adaptativa, demonstra a dedicação do Catar à arquitetura como uma ferramenta tática para alcançar os objetivos culturais progressistas da nação, conforme declarado na Visão Nacional do Catar 2030, principalmente seu objetivo de desenvolver uma sociedade criativamente diversa e inovadora por meio do investimento no ambiente construído.
Artigo Relacionado
OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no CatarComo principal patrocinador do evento, o Catar contribuiu com financiamento para uma exposição especial do trabalho do renomado arquiteto japonês Kengo Kuma como parte de seu compromisso de avançar o diálogo internacional por meio da arquitetura. Um dos arquitetos mais conhecidos no mundo, que atualmente trabalha no Japão, Kengo Kuma é elogiado por sua integração entre arquitetura e natureza e sua ênfase na luz solar e nos materiais naturais, principalmente madeira. O Yasuhara Wooden Bridge Museum, o Garden Terrace Nagasaki Hotel no sudoeste do Japão, o Yunfeng Spa Resort na China, o V&A Dundee e o Estádio Nacional do Japão, destaque dos Jogos Olímpicos de 2020, são apenas algumas de suas estruturas conhecidas. A exposição, "Onomatopoeia - Selected Projects", examinará todo o espectro do trabalho de Kuma em diversos materiais. Um pavilhão de metal em grande escala projetado por Kuma ocupará um espaço central no jardim amuralhado do Palazzo Franchetti.
Localizado no Golfo Pérsico, o Catar viu muitos novos empreendimentos nos últimos anos. O jovem país abriga infraestruturas únicas projetadas por arquitetos mundialmente renomados, incluindo I.M. Pei, Jean Nouvel, Zaha Hadid e Rem Koolhaas. Após o projeto de construção de museus no ano passado, a instituição anunciou que OMA, Herzog & de Meuron, e ELEMENTAL projetarão três novos museus em Doha que exploram os temas da arte islâmica, arte contemporânea e evolução da indústria automobilística, respectivamente.
Conheça abaixo os projetos apresentados em "Construindo uma Nação Criativa":
Museu Art Mill / Arquitetos: ELEMENTAL liderado por Alejandro Aravena
Museu Lusail / Arquitetos: Herzog & de Meuron
Museu do Automóvel do Catar / Arquiteto: Office for Metropolitan Architecture (OMA), liderado por Rem Koolhaas e Samir Bantal
Escola Preparatória do Catar / Conceito arquitetônico: Philippe Starck
Dadu, Museu Infantil do Catar / Arquiteto: UNStudio
Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.