Preservar, difundir e criar expressões culturais. Quando visitamos museus, galerias, bibliotecas e distintos centros culturais entendemos outras visões de mundo. É desta forma que ampliamos nossa subjetividade, empatia e ganhamos novos saberes. Em Portugal, um país de história milenar que cruza diversas camadas culturais, da comida às artes, há um constante investimento em equipamentos que ajudam a compartilhar e reforçar seu passado e presente. E, como não poderia ser diferente, a arquitetura é fundamental para tecer estas narrativas.
Além do Museu dos Coches, a Casa da Música e o MAAT, que foram criados fundamentalmente por arquitetos estrangeiros, outros lugares cativos dos arquitetos e urbanistas como o Museu Paula Rego e a Casa da Arquitectura demonstram todo o potencial e versatilidade da arquitetura portuguesa no momento de conceber espaços culturais. Seja ao pensar um projeto desde o zero até a reabilitação de edifícios seculares, entre o contemporâneo e a tradição, o que vemos são espaços criados sob a preocupação de como transmitir importantes trocas sobre o tema abordado.
Selecionamos dez projetos de arquitetura contemporâneos que abordam distintas formas de cultura no país: desde hábitos culinários que passam pelo vinho e o azeite até galerias para obras de artes. Veja todos, abaixo.