Construída em um conjunto de 118 pequenas ilhas na rasa Lagoa de Veneza, a cidade de Veneza, na Itália, tem cativado a imaginação de arquitetos e turistas há séculos. A área é habitada desde a antiguidade. Teve grande poder financeiro e marítimo durante a idade média e o período do renascimento, como comprovado pela rica arquitetura que caracteriza a cidade até hoje. Com influências dos estilos bizantino, gótico e renascentista, a cidade representa um palimpsesto de narrativas arquitetônicas, sobrepostas que influenciaram umas às outras. Veneza também se tornou uma grande atração para arquitetos atraídos pela La Biennale di Venezia, que reúne pavilhões nacionais, exposições e eventos sobre temas urgentes relacionados à profissão.
Além da Bienal, Veneza em si é um museu ao ar livre para amantes da arquitetura. Como a cidade é conhecida por seus edifícios históricos, as intervenções modernistas e contemporâneas adicionam uma nova camada de interesse, com muitos arquitetos contemporâneos trabalhando com o tecido histórico, como a intervenção e reabilitação da Fondaco dei Tedeschi da OMA, ou a restauração da Procuratie Vecchie de David Chipperfield, um dos edifícios que definem a Piazza San Marco. Além do que a cidade tem a oferecer, o local da Bienal de Veneza também é marcado por intervenções de arquitetos famosos como Carlo Scarpa, Sverre Fehn e Alvar Aalto, tornadas permanentes devido às suas qualidades excepcionais.
Descubra 10 atrações arquitetônicas na cidade de Veneza e 5 projetos permanentes para explorar ao visitar os Giardini na La Biennale di Venezia.
Basilica di San Marco / Domenico Contarini
Ca’ d’Oro / Bartolomeo Bon, Giovanni Bon, Matteo Raverti, Marco d’Amadio
Fondazione Querini Stampalia / Carlo Scarpa
Il Fondaco dei Tedeschi / OMA
Ponte della Constituzion / Santiago Calatrava
Porta Nuova Tower / MAP studio Magnani Pelzel Architetti Associati
Museu Punta Della Dogana / Tadao Ando
Olivetti Showroom / Carlo Scarpa
Restauração Procuratie Vecchie / David Chipperfield Architects
O Teatrino do Palazzo Grassi / Tadao Ando
Giardini della Biennale
Giardino delle Sculture per la Biennale di Venezi/ Carlo Scarpa
Pavilhão Nórdico em Veneza / Sverre Fehn
Pavilhão da Venezuela / Carlo Scarpa
Pavilhão Suíço / Bruno Giacometti
Pavilhão da Finlândia / Alvar Aalto
Você pode visitar nossa lista de Guias de Arquitetura de Cidades.
Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente da ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.