O escritório BIG fez uma parceria com a marca de roupas Vollebak para criar uma proposta de ilha autossuficiente desconectada das redes de abastecimento de energia e água no Canadá. A Ilha Vollebak abrigará vários pavilhões construídos com materiais naturais e inovadores, como algas marinhas, concreto de cânhamo e concreto impresso em 3D, abastecidos por energia neutra em carbono. A ilha, localizada no porto de Jeddore, na Nova Escócia, será leiloada no Sotheby's Concierge a partir de 8 de junho. Os interessados disputarão a chance de serem donos da ilha e obterem direitos exclusivos sobre o projeto, incluindo a permissão de construí-los.
A Ilha Vollebak incluirá a Earth House, uma estrutura de 597 metros quadrados composta por nove edifícios interconectados, e a Wood House, uma estrutura de 88 metros quadrados com uma suíte independente na costa da ilha. Uma combinação de energia eólica, geotérmica e solar offshore abastecerá as estruturas da ilha, e o excedente de energia será armazenado em equipamentos da Tesla. Isso garantirá que todas as necessidades energéticas da ilha possam ser atendidas de maneira neutra em carbono.
A Earth House é concebida como um aglomerado de edifícios semelhantes a uma aldeia erguendo-se suavemente do solo no meio da ilha. O layout permeável foi concebido para incentivar a socialização e permitir que a natureza se mescle à arquitetura. Cada edifício representa um fragmento diferente da natureza refletido no material dominante utilizado. As áreas de estar e jantar, os principais espaços de convívio para comer e relaxar na ilha, são feitas de junco, resistente às intempéries e isolantes. Os quatro quartos são criados com hempcrete retardante de fogo, concreto impresso em 3D e pedras naturais. Uma série de instalações adicionais completam o programa da Earth House, incluindo uma sala de observação de estrelas e espaços de meditação.
Uma estufa feita de tijolos de vidro será uma fonte local de alimentos na ilha, ao passo que a casa-barco se inspira na tradição local de usar algas marinhas como material de isolamento. Complementando a Earth House, a Wood House será feita inteiramente de madeira da ilha. Sua fachada monolítica se abrirá para o mar através de uma janela triangular de oito metros.
A Vollebak está usando tecnologia e inovação de materiais para criar roupas que são tão sustentáveis e resistentes quanto bonitas. Em outras palavras, o equivalente na moda à filosofia arquitetônica de sustentabilidade hedonista do BIG. Para a Ilha Vollebak, imaginamos os espaços como uma montagem de volumes independentes saindo do solo. Cada espaço da vila é feito de um material – algas, terra compactada, cânhamo, tijolo de vidro ou pedra de origem local – adaptado para o uso específico e a experiência daquele espaço em particular. — Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG
Recentemente, o BIG anunciou uma colaboração com a ICON, o escritório pioneiro em impressão 3D em larga escala, para projetar um hotel experimental impresso em 3D em Marfa, Texas. O BIG também foi selecionado como um dos cinco finalistas para o projeto do novo Museu da Marinha dos Estados Unidos.