No último dia 1º de junho, foi realizada a cerimônia de entrega do VI Prêmio Europeu AHI em Barcelona. Este reconhecimento, promovido pela Architectural Heritage Intervention, em colaboração com o Colégio de Arquitetos da Catalunha e apoiado pelo Departamento de Cultura da Generalitat de la Cataluña, pela Prefeitura de Barcelona e pela Região Metropolitana de Barcelona, nasceu da convicção de que, atualmente, o patrimônio arquitetônico não é apenas um elemento essencial de conhecimento, mas também um recurso socioeconômico vital para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O júri internacional premiou na categoria Patrimônio Construído o projeto de reabilitação da Neue Nationalgalerie em Berlim. Uma emblemática restauração realizada por David Chipperfield, o recente vencedor do Prêmio Pritzker 2023.
Na categoria de Espaços Externos, o prêmio foi para a restauração ecológica do jardim El Tanque em Santa Cruz de Tenerife, Espanha. Uma intervenção que "demonstra sensibilidade em todas as escalas", liderada pelo arquiteto Fernando Menis. A Regeneração dos bairros de Gràcia em Barcelona, um projeto realizado em colaboração entre o escritório Jornet Llop Pastor Arquitectes e a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Barcelona, conquistou o prêmio na categoria Planejamento. Por último, na categoria de Divulgação, o documentário "La vie en kit", criado pela arquiteta e diretora belga Elodie Degavre, foi premiado.
Conheça em detalhe os projetos premiados e outras menções especiais, a seguir.
Categoria Patrimônio Construído
Neue Nationalgalerie / David Chipperfield Architects
Berlim, Alemanha.
"Quase como se nada tivesse ocorrido para que tudo acontecesse. Trata-se de um trabalho minucioso, que intervém até nos menores detalhes técnicos e que resulta em uma expressão arquitetônica poderosa. Arquitetura, patrimônio e intervenções em sua melhor expressão", disse o júri composto por Dikkie Scipio, Susana Valbuena e Kimmo Lintula.
Categoria Espaços Externos
El Tanque / Fernando Menis
Santa Cruz de Tenerife, Espanha.
"Trabalha com a ecologia e o patrimônio para oferecer um espaço público criativo, cultural e socialmente inclusivo. O projeto demonstra sensibilidade em todas as escalas, inclusive na reutilização de resíduos industriais para o design de mobiliário e iluminação", considerou o júri composto por Chris Rankin, Pasqual Herrero e Maria Viñé.
Categoria Planejamento
Regeneração dos bairros de Gràcia de Barcelona / Jornet Llop Pastor Arquitectes + Gerência de Urbanismo do Ayuntamiento de Barcelona
Barcelona
O júri composto por Sara Bartumeus, Maria Chiara Tosi e Carlo Atzeni destacou o projeto por sua "proposta inovadora para enfrentar os desafios da contemporaneidade, das mudanças climáticas e da inclusão social por meio da habitação acessível e dentro do contexto histórico em que se encontra. O projeto transfere os princípios da preservação do patrimônio construído para a estrutura urbana, para a paisagem urbana comum, e propõe uma regulamentação urbanística que incorpora a dimensão ambiental".
Categoria Divulgação
Documentário "La vie en kit, une aventure architecturale" / Elodie Degavre
"A singularidade de sua temática, que permite descobrir a história pouco conhecida de alguns arquitetos que trabalharam a partir de uma abordagem utópica e idealista, e como sua maneira de entender a arquitetura ganha relevância hoje. Também destacam a variedade de planos e ângulos com os quais o documentário é filmado, capazes de transmitir a compacidade e a funcionalidade da arquitetura que mostram", destaca o júri internacional formado por Devi Kituashvili e Nicola Regusci e Verena von Beckerath.
Menção Especial New European Bauhaus
O júri da Menção New European Bauhaus (NEB) foi formado por Ramon Calonge, Oriol Cusidó, Marc Manzano e Jordi Portal, e selecionou dois projetos espanhóis:
- 34 habitações sociais de emergência / MIM-A (Mariona Benedito e Martí Sanz)
Espanha - Plano Diretor de Reabilitação integrada do Bairro de Las Flores / Territoris XLM e BCQ Arquitectura
Espanha
Menção Especial Restauro
Júri composto por Ramon Calonge, Oriol Cusidó, Marc Manzano e Jordi Portal, e Pedro Rodríguez Cantalapiedra.
- Restauro do Gruuthusemuseum / B-juxta architecten
Bruges, Bélgica
Conheça os 26 projetos finalistas das categorias Patrimônio construído / Espaços externos e os projetos vencedores das edições passadas em eu-architecturalheritage.