A Universidade da Pensilvânia apresentou o projeto do novo Centro de Artes Cênicas para Estudantes, de autoria do escritório Steven Holl Architects. Com 3.500 metros quadrados, o edifício oferecerá espaços dedicados e flexíveis para mais de 70 grupos de artes cênicas do campus, incluindo dança, teatro e música. A proposta foi baseada em um estudo realizado em 2019 pela Penn’s University Life, que concluiu que era necessário mais espaço para ensaios e apresentações para atender à demanda atual e futura. O projeto começará a ser construído em 2024, com ocupação prevista para o segundo semestre de 2027.
O design do edifício, inspirado nos movimentos dinâmicos de dançarinos e artistas, apresenta três trapézios suspensos. Vidros transparentes e translúcidos destacam algumas vistas selecionadas, enquanto a terracota vermelha é usado para integrar o prédio ao contexto do campus. Ao colocar o novo centro no canto noroeste do campus da Penn, o edifício atuará como um portal, convidando os alunos a explorarem a vida criativa no campus.
O novo centro ficará localizado ao longo do Woodland Walk e da escultura baseada no texto de 125 anos de Jenny Holzer, que celebra a história das mulheres na Penn. No interior, ele vai abrigar um palco de teatro de 300 lugares, com torre de elevação completa e fosso da orquestra. Além disso, ele também terá um estúdio de teatro de 125 lugares com espaços flexíveis para apresentações e ensaios, e cinco estúdios menores de ensaio, junto com espaços de apoio à apresentação e uma doca de carregamento.
O projeto tem como objetivo servir como exemplo de projeto sustentável para artes cênicas. Assim, o prédio terá como meta a certificação LEED prata. Ele também tem como objetivo ser um espaço inclusivo e adaptável, ouvindo as necessidades e solicitações dos alunos, expressas por meio de um estudo e pesquisa realizados pela University Life da Penn em 2019. O estudo investigou a dinâmica da vida no campus e identificou a necessidade de mais espaços e instalações para apresentações e ensaios para atender às demandas atuais e futuras.
O Steven Holl Architects tem um extenso portfólio de espaços culturais e de artes cênicas em toda a Europa e nos Estados Unidos. Ele inclui projetos como a Expansão REACH no John F. Kennedy Center for the Performing Arts, inaugurado em 2019, o Lewis Arts Complex na Universidade de Princeton, com espaços para ensaios de dança e teatro, e o Instituto de Arte Contemporânea na Virginia Commonwealth University. Além disso, a expansão da Ostrava Concert Hall, na República Tcheca, está prevista para começar em 2023.