A biofilia, ou amor à vida e à natureza, é um conceito que tem inspirado arquitetos ao redor do mundo a criarem espaços que se conectam de forma profunda com os elementos naturais. Esses projetos arquitetônicos buscam reintroduzir estes nos ambientes construídos, resultando em espaços que promovem o bem-estar, a saúde, a inspiração e, até mesmo, a produtividade. No caso brasileiro, as possibilidades são ainda maiores, visto o clima e a vegetação exuberante que encontramos nos diversos biomas presentes no país. Neste artigo, exploraremos sete projetos de distintos programas que abraçam o conceito, e possibilitam uma simbiose entre arquitetura, humanos e natureza.
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena
"Uma longa floreira suspensa atravessa todos ambientes integrados e desenha, junto com os vasos de chão e pendentes, um bioma particular. A presença de vegetação em escala nos ambientes é capaz de criar um microclima específico, diminuir as altas temperaturas e melhorar a qualidade do ar, premissas importantes em uma cidade como São Paulo."
Restaurante 00:00 / Ricardo Abreu Arquitetos
"Uma verdadeira imersão completa de linhas orgânicas entre tetos, pisos e elementos construídos, onde a vegetação se destaca. As 25 ilhas são invadidas por herbáceas, folhagens ornamentais, arbustos e espécies parasitas, onde o olhar estético é despertado para o principal elemento que sinaliza a vida naquele espaço abandonado: a natureza. O desenho biofílico incorpora as características do mundo natural e conecta o homem ao meio construído."
Escritório IT’S Biofilia / IT'S Informov
"A Biofilia vai além de incluir plantas no escritório. É um novo mindset para projetos corporativos com foco no usuário, ou seja, os colaboradores. O design biofílico utiliza elementos da natureza, como iluminação, ventilação, texturas, cores e formas para compor um ambiente que promova a interação e contribua para o conforto da equipe."
Residência Ribeirão Preto / Perkins+Will
"A transparência das paredes de vidro e a presença de elementos naturais como a madeira, potencializam o contato constante com a natureza. Para completar a experiência biofílica, os designers adicionaram ainda um telhado verde no topo do segundo volume. O detalhe ainda melhora a situação térmica da casa - um importante detalhe, devido ao clima quente do local."
Loja Idália / Vivian Coser Arquitetos Associado
"Fortemente marcado pelos conceitos da biofilia, o ambiente aproxima o ser humano com os benefícios do convívio com a natureza, trazendo conforto a quem acessa o espaço."
Casa ML / Studio FP02
"O design biofílico é representado pelo uso de ripado de madeira nos ambientes, trazendo o calor do material para o espaço, junto com paisagismo limpo e suntuoso em pontos estratégicos. Além disso, optamos por pedras rústicas no jardim, reforçando a ideia de afiliar a natureza ao ambiente construído."
Casa da Floresta / Arena Arquitetura
"Galhos e folhas diversas funcionam como cortinas-brises externas para todas as aberturas que, por sua vez, são “Bocas de Cena” da Grande Ópera da natureza que apresenta seu oxigênio, perfumes e borboletas azuis. A vida nesta redoma, sob as copas de árvores centenárias, tão perto das texturas vegetais, envolvidas pela luz e sombra das folhagens em movimento, ao som de incontáveis bichos da floresta, passam a ser qualificações únicas dos espaços criados. Tais recursos pré-existentes possuem o valor inestimável do tempo e a energia vital da natureza."
Esses projetos arquitetônicos são apenas alguns exemplos do poder da biofilia na arquitetura. Ao integrar elementos naturais, como luz natural, vegetação, água e materiais orgânicos, essas obras proporcionam uma conexão tangível com o ambiente natural, melhorando a qualidade de vida das pessoas que as habitam e utilizam. Saiba mais sobre a biofilia aqui.