Projetar um banheiro exige um grande cuidado com os detalhes para que ele se mantenha bonito e organizado. A quantidade de produtos de higiene e cuidados de saúde, normalmente guardados nesse ambiente, exigem não apenas armários funcionais, mas também outras estratégias. Cada vez mais vemos a solução do nicho sendo utilizada para criar um recuo na parede que permite otimizar o espaço disponível e, de brinde, tornar o ambiente mais esteticamente agradável. Por isso, aqui trazemos alguns exemplos de nichos de banheiro e dicas para sua instalação, assim como outros exemplos que vão além das tradicionais saboneteiras.
Nicho de banheiro
Para a criação do nicho de banheiro não há uma regra de tamanho específica, isso dependerá da quantidade de produtos que os clientes costumam ter. A principal preocupação neste quesito é colocá-lo numa altura que facilite o acesso aos produtos. Portanto, o ideal é que ele comece ao menos a 90 cm do chão e a altura dele tenha pelo menos 30 cm para comportar produtos maiores, como xampus e condicionadores. Lembrando que estes elementos podem ter formatos horizontais e verticais, e podem ocupar qualquer espaço do banheiro, a fim de otimizar sua funcionalidade e estética.
Artigo Relacionado
Banheiros: tendências e inspirações para seu projetoPara colocar um nicho é necessário também se atentar ao projeto hidráulico para não interferir em nenhum cano, por isso, é fundamental consultar um arquiteto ou designer de interiores para estudar a parede existente e propor a melhor forma de construir o nicho nela. Quanto aos materiais, eles devem ser impermeáveis. Por isso, as pedras são as mais utilizadas e desejadas. Mas também há casos que adotam o gesso, porcelanato e concreto. Outro destaque vai para a possível iluminação indireta que pode ser criada a partir do detalhamento destas peças e trazer uma atmosfera diferente para o ambiente quando a luz está ligada.
Extensão da Pia e Bancos de Apoio
Além dos nichos, apresentamos aqui alguns projetos que adotaram outras estratégias que ajudam a organizar os produtos no banheiro. Uma delas é estender o balcão da pia até o box, num desenho que adota um traço que integra ambos os espaços. A outra é construir bancos de apoio que, além de servirem para o usuário se sentar no dia que busca por um banho mais relaxado, também pode ajudar a apoiar objetos.