Em 2021, a prática arquitetônica em geral começou a se transformar; os profissionais "não sentiam mais a necessidade de seguir a maneira tradicional de fazer as coisas quando se tratava de assuntos relacionados ao ambiente de trabalho". Arquitetos de diversos países têm se manifestado nos últimos anos e considerado a opção de se sindicalizarem. Em maio de 2023, os funcionários da filial norte-americana do Snøhetta anunciaram uma proposta de sindicalização do estúdio, o segundo escritório de arquitetura do setor privado nos Estados Unidos a tomar essa medida. Recentemente, a firma anunciou que os trabalhadores votaram contra a sindicalização.
Inicialmente relatada como 29 a 28, a contagem final dos votos foi de 35 a 29. O erro ocorreu devido à omissão da filial da empresa em São Francisco. Se a votação tivesse sido aprovada, um total de 65 funcionários, entre contratados em tempo integral e meio período, teriam sido abrangidos pelo sindicato proposto. Além disso, o sindicato teria incluído todos os designers, arquitetos, líderes de projetos e equipe de operações associados à International Association of Machinists and Aerospace Workers.
Quando questionados sobre os motivos por trás da iniciativa, os funcionários da Snøhetta US afirmaram que "estamos orgulhosos do nosso trabalho na Snøhetta e estamos comprometidos com o sucesso do nosso estúdio. Por meio da sindicalização, iremos obter uma voz coletiva diante do futuro do nosso local de trabalho e da nossa profissão". A liderança da Snøhetta apoiou o movimento, afirmando que "esperamos trabalhar com esse grupo para entender melhor o que um sindicato pode significar para nossa empresa, nossa cultura, nosso negócio e toda a nossa equipe. Fomos informados de que o foco deles está em lidar com questões que afetam toda a indústria, e não apenas desafios específicos dentro do nosso estúdio". No entanto, a Associação Unida dos Trabalhadores da Arquitetura acredita que a contratação do escritório de advocacia anti-sindical Stinson LLP ajudou a derrotar essa iniciativa, realizando uma campanha anti-sindical antes da votação final.
Artigo Relacionado
Direitos trabalhistas e condições de trabalho na arquitetura: quando seremos ouvidos?Em 2022 foi formado pela Bernheimer Architecture o primeiro e único sindicato formal de arquitetura no setor privado americano. O sindicato Bernheimer foi criado para reformular a prática e criar melhores direitos trabalhistas e condições de trabalho. Snøhetta US é um estúdio de arquitetura extremamente ativo que molda o ambiente construído no país. No ano passado, eles foram selecionados entre 20 empresas para fornecer serviços de projeto arquitetônico para futuras obras públicas na cidade de Nova York. Além disso, o estúdio recentemente projetou uma nova biblioteca de 1114 metros quadrados no Bronx, em Nova York. Por fim, o estúdio supervisionou a transformação de oito anos da Times Square, agora oficialmente concluída. O projeto envolveu a transformação do espaço em uma praça exclusiva para pedestres de alto nível.