Em sua mais recente série de fotografias, Paul Clemence registra a Haus Balma, um edifício residencial e comercial projetado por Kengo Kuma Architects. Situado em Vals, aos pés das Montanhas Graubünden, o edifício foi projetado para a Truffer AG, uma empresa familiar fundada em 1983, especializada em peças de quartzito Valser processado. Normalmente utilizadas como revestimento, muitos arquitetos têm usado essas pedras em outras aplicações, incluindo Peter Zumthor nas Termas de Vals, Norman Foster e Philippe Stark.
Kengo Kuma começou a projetar o Haus Balma em 2012 e o concluiu 10 anos depois. Os escritórios estão localizados nos níveis inferiores, com dois apartamentos nos andares superiores. O desenho mescla-se com o entorno em uma vila tradicional de montanha e não se apresenta como um corpo estranho. Ao mesmo tempo, com sua forma e uso de materiais incomuns, oferece uma interpretação lúdica da conexão entre a arquitetura local e a modernidade.
Um dos princípios de nossa filosofia é criar harmonia entre arquitetura, natureza e ambiente. Portanto, no início de um projeto, sempre lidamos minuciosamente com as condições locais e a história e tradição especiais de um lugar. Para chegar ao projeto arquitetônico e à forma, procuramos um elemento que una todas essas coisas e depois buscamos equilibrá-las corretamente.” Yuki Ikeguchi, Kengo Kuma Architects.
Artigo Relacionado
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul ClemenceCapturadas por Paul Clemence, as fotos focam principalmente no interessante uso de materiais, na paisagem circundante e nas conexões incomuns encontradas em todo o projeto. A forma da edificação lembra um pagode japonês, inspirando-se nas propriedades geométricas do triângulo. As pedras ao longo da fachada parecem estar flutuando, criando um diálogo entre a extrema solidez e leveza do material natural. Na verdade, existem 882 painéis de pedra, com mais de 5.000 pontos de fixação integrados à pedra e à madeira. Além disso, a cobertura leve se estende ao redor do prédio, prestando homenagem à habilidade artesanal magistral de Vals e da região em geral.
Em maio, a Kengo Kuma & Associates foi selecionado para projetar o novo centro de visitantes para o Parque Nacional Butrint, um Patrimônio Mundial da UNESCO na costa jônica da Albânia. O objetivo do projeto é criar um novo vínculo entre a população local e os visitantes do sítio arqueológico, melhorando a acessibilidade e tornando-o uma das principais atrações culturais da Albânia. Além disso, Kengo Kuma and Associates acaba de receber o prêmio de segundo lugar em um concurso de arquitetura para projetar a expansão e reforma do Museu Egípcio em Turim, Itália. Por fim, Kengo Kuma and Associates revelou o projeto do que se tornará o primeiro arranha-céu residencial do escritório nos Estados Unidos.