O arquiteto japonês Shigeru Ban anunciou a intenção de colaborar com a prefeitura de Lviv para projetar uma expansão para o hospital municipal. Maior hospital da Ucrânia, esta unidade viu um aumento no número de pacientes desde o início da guerra, levando à necessidade de aumentar sua capacidade. A proposta de Shigeru Ban utiliza madeira laminada cruzada e juntas inspiradas em técnicas tradicionais de construção em madeira para criar um ambiente seguro e acolhedor para cura e recuperação.
Durante uma apresentação no Fórum Urbano de Lviv, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker apresentou o projeto, que inclui a construção de um prédio para a nova ala cirúrgica baseado na Primeira Associação Territorial Médica. Essa é a mais recente iniciativa da Shigeru Ban para ajudar a superar as consequências da guerra. Antes disso, o arquiteto, juntamente com a Voluntary Architects' Network, esteve envolvido em projetos que visavam dar condições aos deslocados internos, implantando um sistema de divisórias de papel (PPS) para abrigos de emergência.
A construção de um prédio para a nova ala cirúrgica tornou-se necessária para a expansão do atendimento médico às pessoas afetadas pela guerra. A nova ala terá uma área total de cerca de 25 mil metros quadrados. De acordo com o projeto preliminar, ela terá departamentos de cirurgia cardíaca, unidades de terapia intensiva, transplante de fígado, rim e pulmão, um departamento de oncologia com unidades operacionais e um centro de treinamento.
A estrutura proposta é feita de CLT, ou madeira laminada cruzada, uma madeira processada que consiste em camadas finas de madeira coladas para criar painéis grandes capazes de resistir a cargas estruturais. Cavilhas e juntas de madeira são projetadas para criar conexões perfeitas entre os elementos. O material também reduz as emissões de carbono associadas à construção, já que os painéis pré-fabricados têm a vantagem adicional de permitir uma construção rápida e eficiente.
Além da proposta do hospital e dos sistemas de divisórias de papel (PPS) já implantados para abrigos de emergência, a Shigeru Ban também criou o SHS (Sistema de Habitação de Isopor), um sistema modular de fácil construção que pode ser usado para uma infinidade de propósitos. Um protótipo deste sistema foi construído em junho em Lviv em um complexo habitacional temporário onde vivem aproximadamente 1.300 deslocados internos. As unidades SHS servirão como salas de aula para as crianças aprenderem música e desenho. A comunidade arquitetônica se mobilizou para apoiar e ajudar a aliviar a crise humanitária gerada pelo início da guerra, para ajudar a proteger o patrimônio cultural da Ucrânia e contribuir para os esforços de reconstrução.