Os escritórios de arquitetura e design Néstor Montenegro (EXTUDIO), Enorme Studio e Smart and Green Design serão os responsáveis por desenvolver o projeto do Pavilhão da Espanha na Expo Osaka 2025. Isso acontece após serem selecionados em um concurso público convocado pela Acción Cultural Española (AC/E), a instituição responsável por representar o país em Exposições Universais e Internacionais.
O novo pavilhão recebe o nome de "A corrente de Kuroshio", em homenagem a um dos "segredos" da navegação espanhola, cuja existência perdurou ao longo dos séculos. Essa corrente, que estabeleceu um valioso vínculo cultural e comercial entre os continentes, serve como inspiração para uma experiência integrada que une Espanha e Japão. Assim como o oceano, o Pavilhão se destaca por sua abordagem circular, fazendo uso de materiais naturais, sustentáveis e de baixo impacto ambiental, incluindo aqueles provenientes de processos de reutilização e reciclagem.
A proposta para o desenho do Pavilhão da Espanha na Expo Osaka 2025 foi selecionada pelo Conselho de Administração da AC/E, a partir de um júri presidido por Juan Luis Gordo e composto por 10 especialistas. Também foram destacadas entre as primeiras posições a UTE Icaria Atelier SL - Francisco Javier Terrados Cepeda - Fernando Suárez Corchete, UTE B720 - External Reference, UTE Mangado y Asociados - Pablo Menéndez SLU e UTE Selgascano Arq. - FRPO Rodríguez & Oriol.
A Expo Osaka 2025, sob o mote "Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas", está programada para começar em 13 de abril de 2025 e terminar em 13 de outubro de 2025. A cidade de Osaka, Japão, foi escolhida para sediar a Expo 2025 pelo Bureau International des Expositions (BIE). O Brasil também anunciou que seu pavilhão será criado pelo Studio MK27, com foco significativo nas iniciativas de sustentabilidade do Brasil.