Pantone 219C, ou rosa Barbie, é um tom rosa vibrante e brilhante, sinônimo da marca Barbie. Desde a criação da boneca em 1959, pela empresa Mattel, a boneca se associou a esse tom específico de rosa. À medida que a popularidade da Barbie crescia, a associação com a cor rosa também crescia. Com acessórios cor-de-rosa, casas cor-de-rosa, cortes de cabelo cor-de-rosa e embalagens cor-de-rosa, não há Barbie sem o rosa. Além disso, à medida que a boneca se tornava um ícone cultural popular, seu tom icônico de rosa começava a influenciar várias indústrias que não são de brinquedos, como moda, beleza e design de interiores.
Essas tendências rosa-chiclete foram apelidadas de "barbiecore", como "uma homenagem à elegante boneca, cuja identidade de marca é indiscutivelmente feminina e muito, muito rosa." A cor Pantone 219C se infiltrou em todas as formas de arte e design com as quais nos relacionamos. Além disso, cada aparição da cor se refere consistentemente ao empoderamento, juventude e forte defesa da feminilidade. À medida que a cor desempenha um papel crucial na arquitetura, impactando a estética, ambiente, desenvolvimento de conceito e funcionalidade, diferentes tons podem despertar diferentes percepções e reações das pessoas. Na arquitetura contemporânea, as escolhas de cores estão diretamente correlacionadas com a cultura popular, ressoando com valores e preferências sociais. Nesse sentido, o rosa Barbie sempre permanecerá uma tonalidade memorável e influente na cultura popular, e o senso de identidade e conexão que ela promove é inegável.
Barbie Shanghai Store / Slade Architecture
O ponto de partida para o uso desse tom específico de rosa em espaços públicos e aplicações de design é a Loja Barbie Shanghai. A Slade Architecture, uma empresa sediada em Nova York, criou a primeira loja da Barbie para a Mattel em 2009. Com 3.200 metros quadrados, esta loja possui a maior e mais diversificada variedade de bonecas Barbie e mercadorias licenciadas, além de vários serviços e atividades personalizados para entusiastas da Barbie e suas famílias. A loja enfatiza a Barbie como uma marca de estilo de vida global, estendendo sua histórica à moda. Ao projetar o conceito criativo, o projeto da Slade era uma interpretação "elegante, divertida e inegavelmente feminina da Barbie: passado, presente e futuro". Além disso, o uso de rosa vibrante na fachada e em todo o espaço é uma referência inegável a essa estética feminista divertida.
A Whimsical Wander Showroom / nooyoon design
A Whimsical Wander é uma marca de moda feminina sofisticada lançada em 2015 na Coreia do Sul. A marca investe em peças prontas para vestir que criam uma sensação "clássica, chique e feminina". Além disso, localizada em uma área rica de Seul, o design se diferencia por cores e materiais diferentes que permitem ao cliente vivenciar esta experiência. A Pink Chamber ou "Saguão de Entrada" é a área de espera da sala de exposições. Conectada a dois provadores, a Pink Chamber define o tom para a experiência do visitante. Além disso, com um interior rosa criado com paredes pintadas e azulejos rosa, a estética feminina high-end do showroom é adequadamente traduzida.
Imposter / Les Malcommodes
O principal objetivo do projeto era desafiar a conexão dos quebequenses com seu patrimônio arquitetônico. Na cidade de Québec, no Canadá, o estúdio pretendia criar um elemento único que se destacasse em meio a um movimentado cenário turístico. A passagem monolítica rosa cria a ilusão de uma travessia, proporcionando aos visitantes uma experiência vibrante e envolvente que os transporta para outro mundo enquanto atravessam uma peça histórica de arquitetura. Curiosamente, o pavilhão “Imposter” questiona o papel da arquitetura contemporânea e “falsa” em nossas histórias compartilhadas.
Xinsha Primary School / 11ARCHITECTURE
A Escola Primária Xinsha é parte do "Plano de Ação do Campus Futian New 8 + 1", lançado pelo Departamento de Planejamento Municipal de Shenzhen para desenvolver um campus inovador de escola primária que atenda as demandas resultantes da alta densidade. Com uma área de 11.000 metros quadrados, o campus fica no local da antiga escola que foi demolida. para reconstruir a relação harmoniosa entre a escola e o bairro, o uso de cercas foi evitado. Além disso, para incentivar as crianças a brincar e aprender, o processo de projeto gira em torno da criação de atividades que estimulam a imaginação, com o uso de rosa vibrante como uma surpresa.
Ludoteca Municipal de Dólar / Carquero Arquitectura
Em uma biblioteca em Dólar, na Espanha, uma ludoteca foi criada como espaço para brincadeiras. Formas orgânicas que se abrem para a paisagem permitem que ela seja funcional. As cores brilhantes do linóleo estabelecem a divisão do programa, com um núcleo central em rosa e magenta.
Restructuring and Safety Works of Saint-Jean’s Schools / Dominique Coulon & associés
O objetivo do projeto é sair do caráter monótono e repetitivo inerente ao edifício dos anos 1960, trazendo vida de volta a uma creche e uma escola primária. A proposta requalifica o pátio público ao protegê-lo e dividi-lo com o uso de um muro baixo, uma única rampa e dois conjuntos de degraus largos. Com essa nova configuração, as crianças são apontadas em duas direções diferentes – uma para o ensino fundamental e outra para a creche. As curvas e os espaços fluidos são acolhedores, lúdicos e dinâmicos. Além disso, os marcos incentivam os alunos a aproveitar o ritmo da rotina diária. O uso do rosa na creche e no ensino fundamental cria efeitos calmantes e estimula a energia feminina em todo o espaço.
O uso da cor rosa na arquitetura transcende suas conotações históricas e, hoje, adota novas inferências representativas. Projetos com a cor como tema às vezes podem transmitir assertividade, feminismo, diversão e até mesmo uma sensação de segurança. O rosa tornou-se uma escolha interessante para arquitetos e designers criarem ambientes emocionalmente evocativos saindo da rigidez dos métodos arquitetônicos tradicionais.
Como um componente crítico da arquitetura e das composições, a cor afeta a forma como as pessoas percebem e se envolvem com o ambiente construído. Além disso, a influência da cultura popular na arquitetura não pode ser negada. Os projetos arquitetônicos refletem as visões e preferências atuais, de forma semelhante à forma como as tendências sociais e os movimentos culturais influenciam as ideologias coletivas. Os arquitetos frequentemente extraem se inspiram na cultura pop, criando novas ideias e acrescentando imagens que conversam com os valores e expectativas do público.
A icônica boneca Barbie e sua cor característica, o rosa Barbie, são exemplos excelentes de como a arquitetura e a cultura popular convergiram. A cor Pantone 219 C tornou-se uma referência da marca Barbie. O rosa Barbie, que foi associado pela primeira vez à boneca da moda na década de 1950, tornou-se popular em vários campos artísticos e de design. Sua marca e estilo de vida representam valores específicos, e a arquitetura criada com essa cor pode refletir esses valores.
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