As autoridades de Los Angeles votaram para implementar o primeiro Park Block, um projeto-piloto que propõe uma malha viária livre de carros. A ideia é abrir o espaço público para pedestres e ciclistas, segundo a NBC Los Angeles. O plano se inspira nas superquadras de Barcelona, que propõe grupos quarteirões sem tráfego de automóveis no distrito de Eixample, liberando parte das ruas apenas para pedestres e trânsito local. Implementado em 2016, o projeto resultou na redução dos níveis de poluição do ar, ruído urbano e acidentes de trânsito.
A estratégia de Barcelona, localmente chamada de "Superilla", provou ser eficaz na redução da poluição do ar, ruído urbano e acidentes relacionados ao trânsito. Ao limitar o tráfego, as ruas restantes são liberadas para outras funções, resultando em uma mudança hierárquica nas unidades urbanas, com os novos quarteirões unificados incentivando a coesão social e ativando os espaços públicos adjacentes. A renaturalização dos novos espaços públicos aumenta o leque de vantagens, com áreas arborizadas e superfícies permeáveis contribuindo para reduzir os efeitos das ilhas de calor urbanas e ajudar a baixar as temperaturas urbanas.
Em Los Angeles, o programa está programado para ser implementado no Distrito 14 de León, que inclui bairros como Downtown, Boyle Heights e Eagle Rock. A localização exata do primeiro quarteirão é de responsabilidade do Departamento de Transportes local, com prioridade para as comunidades carentes, conforme aponta o Informe oficial divulgado pela Comissão de Transportes.
Artigo Relacionado
Consertar as calçadas é viável para as cidades do futuro?Ao usar o exemplo de outras iniciativas bem-sucedidas, o Programa Park Block visa criar uma solução personalizada adaptada às necessidades de Los Angeles. Consequentemente, áreas prioritárias foram escolhidas entre as comunidades "que têm menos acesso a espaços públicos, maiores disparidades de saúde, altas densidades populacionais e o desejo de participar do programa", conforme descrito no relatório oficial.
O Park Block Pilot reconhece que precisamos de usos diversificados em nossas ruas e moradias. É um uso criativo dos recursos de nossa cidade que cria bairros mais seguros, limpos e amigáveis. - Eli Lipmen, diretor-executivo da Move LA
No início deste ano, as autoridades de Los Angeles aprovaram uma política determinando que novos edifícios dentro dos limites da cidade devem ser projetados para usar energia totalmente elétrica, tornando-se a segunda maior cidade dos Estados Unidos a exigir uma mudança definitiva de combustíveis fósseis em novas construções. Outras regiões ao redor do mundo também estão adotando legislações para melhorar a qualidade de vida de seus residentes, ao mesmo tempo, em que buscam mitigar os efeitos da crise climática. A França aprovou uma nova lei que exige que todos os grandes estacionamentos sejam cobertos por painéis solares. Outras medidas foram criadas para atender a necessidades específicas, como o programa de abrigos climáticos de Barcelona ou a iniciativa CoolRoofs na cidade de Nova York.