Yucatán é um estado localizado no sudeste do México, na península de Yucatán, fazendo fronteira com o Golfo do México, Quintana Roo e Campeche. Dentro deste estado estão situados quatro povoados mágicos: Izamal, Maní, Sisal e Valladolid. A arquitetura tradicional da região é uma mistura de influência indígena, espanhola, mexicana, francesa, italiana e norte-americana.
No território de Yucatán estão localizados dois dos mais de trinta sítios mexicanos que foram declarados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Esses locais incluem o complexo arqueológico maia de Chichén Itzá, onde se encontra a famosa Pirâmide de Kukulkán, conhecida como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno, e a antiga cidade maia de Uxmal, cuja estrutura mais famosa é a Pirâmide do Adivinho. Além disso, destaca-se o anel de cenotes, que está na lista para se tornar Patrimônio da Humanidade.
Mérida, a capital de Yucatán, experimentou um notável desenvolvimento em sua arquitetura nos últimos anos devido ao talento de profissionais emergentes que vêm sendo reconhecidos com prêmios e bienais em todo o país. Mas, para além da capital, reunimos aqui uma compilação de projetos localizados em outras regiões de Yucatán — incluindo La Ceiba, Chicxulub, Chablekal, Espita, Progreso, Telchac Puerto, X-Cuyum e Seye — para um olhar mais abrengente sobre este território.
Museu de Geologia / Estudio MMX
Galopina casa selvagem / TACO taller de arquitectura contextual
Praça e Mercado de Chicxulub / Estudio MMX
Casa Xcuyun / BRUMA TALLER
Casa Tunich / Ápiron
Hotel e restaurante Casona Los Cedros / Laura Lecué - Collectif como
Complexo residencial Corazón de Tierra / P11 Arquitectos
Residência Workshop / Muñoz Arquitectos Asociados
Capela da Terra / Cabrera Arqs
Regularmente, exploramos no ArchDaily a produção da arquitetura mexicana com a série Arquitetura no México, em um esforço para descentralizar da arquitetura das grandes cidades e dar visibilidade às novas práticas que estão espalhadas por muitas latitudes deste país.