As cores são muito mais do que apenas estética. Elas podem interferir nas sensações que um espaço transmite, como percebemos o ambiente e até mesmo em questões de conforto. Com tantos fatores que elas podem influenciar, utilizá-las não é uma tarefa fácil e, por isso, muitos arquitetos optam por manter o clássico branco, escalas de cinza ou ainda os materiais aparentes para evitar qualquer possível conflito visual. No entanto, algumas práticas de arquitetura ousam nas paletas escolhidas e geram obras únicas que se destacam exatamente pela forma que as cores ajudam a compor o projeto.
Não há nada de inédito nisso, nomes como Barragán, Gaudí e Hundertwasser são alguns dos exemplos clássicos e icônicos de arquitetos que sabem como utilizar a cor a favor de seus edifícios. Na contemporaneidade, também não é difícil encontrar nomes que fogem do básico e trazem distintos tons para os partidos arquitetônicos. A seguir, apresentamos dez deles:
Selgascano
Masquespacio
Wutopia Lab
Andrés Jaque / Office for Political Innovation
Nitsche Arquitetos
Maden GROUP
11architecture
Estudio de Arquitectura MAGICARCH
MVRDV
Agence Bernard Bühler
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Cor na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.