Desenvolvido pela GXN para o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 em Copenhague, o Pavilhão (P)RECAST explora a possibilidade de reutilizar elementos de concreto pré-moldado de edifícios existentes para promover a circularidade e reduzir as emissões de carbono na indústria da construção. O pavilhão exibe elementos de concreto recuperados ao lado de vigas de madeira de 200 anos, destacando seu valor estético e estrutural. Seguindo a mesma motivação, mas por meio de uma abordagem diferente, o MEE Studio desenvolveu a Cabana Regenerativa, uma estrutura que explora o uso aplicado de materiais biogênicos regenerativos para reduzir as emissões de carbono associadas aos materiais de construção.
Pavilhão (P)RECAST UIA / GXN
O projeto (P)RECAST representa uma busca por alternativas no contexto de demolições planejadas, que muitas vezes incluem elementos que estão longe de atingir sua vida útil técnica. Em vez de reciclá-los, causando perda de valor e carbono incorporado, a equipe por trás do projeto colaborou com líderes da indústria de concreto para desenvolver métodos circulares para avaliar, desmontar, manusear e reutilizar elementos de concreto pré-fabricados. O pavilhão consiste em cinco módulos de paredes de concreto emolduradas por vigas de madeira demolidas de 200 anos. Os elementos foram provenientes da demolição de uma escola em Vanløse e Jagtvej 169 em Østerbro, respectivamente.
Artigo Relacionado
10 lições do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023O objetivo do projeto é introduzir uma cadeia de valor circular onde a demolição possa ser transformada em fonte de reaproveitamento de materiais, desenvolvendo novos fluxos de trabalho para o desmantelamento cuidadoso de elementos de concreto de edifícios existentes. O Pavilhão (P)RECAST se esforça para desafiar atitudes convencionais em relação ao concreto pré-moldado, explorando seu potencial. Alinhada com outros projetos de pesquisa da GXN, como o Ressource Blokken e o CirCuit (Construção Circular em Cidades Regenerativas), essa investigação representa um passo em direção à compreensão e influência de toda a cadeia de suprimentos do ambiente construído.
Com o apoio do Instituto Tecnológico Dinamarquês e parte dos Pavilhões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o projeto enfatiza a importância de uma economia circular e, ao mesmo tempo, apoia as ambições ambientais da Dinamarca. A GXN também está envolvida em outros projetos de pesquisa em andamento. Entre eles, "RESET MATERIALS: Towards Sustainable Architecture", também exibido em Copenhague, explora a tecnologia de bio-cimento e a inovação de materiais. Essas iniciativas fazem parte de um quadro maior de aprendizado e pesquisa, expandindo a compreensão e implementação de estruturas de concreto sustentáveis no setor da construção.
Case Study House 01: A Cabana Regenerativa / MEE Studio
A pequena estrutura projetada pelo MEE Studio e construída com estudantes da Royal Academy pretende abordar três dos principais temas envolvidos na crise climática: poluição, perda de biodiversidade e emissões de gases de efeito estufa. O projeto visa contribuir para uma cultura de construção sustentável empregando e reutilizando materiais como tábuas de carvalho reaproveitadas queimadas, estruturas de madeira, isolamento de grama e revestimento de cortiça. Esses materiais renováveis e cultivados naturalmente substituem o concreto e o aço, que consomem muita energia, normalmente usados na construção moderna.
A cabana foi projetada para proporcionar uma atmosfera tranquila, para servir como um espaço criativo. Ela também incorpora outros princípios de arquitetura sustentável, como um projeto para desmontagem e o uso de materiais respiráveis e não tóxicos. Atualmente exibida no Congresso Mundial de Arquitetura de 2023 em Copenhague e como parte da Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO em 2023, a cabana será vendida após as exposições para garantir um local permanente e garantir seu uso contínuo para atender a vida útil geralmente limitada dos pavilhões.
O Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 reuniu mais de 6.000 participantes de 135 nações para discutir e explorar o tema "Futuros Sustentáveis - Não Deixar Ninguém para Trás." O congresso de quatro dias foi concluído com "As Lições de Copenhague," um conjunto de dez princípios simples destinados a alinhar as práticas de construção em todo o mundo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Além do Congresso da UIA, vários outros eventos aconteceram em julho em Copenhague, fortalecendo ainda mais a posição de Copenhague como a Capital Mundial da Arquitetura da UNESCO de 2023.