Por muitos anos, geralmente abordado em tons de antecipação e excitação, ouvimos dizer que a impressão 3D revolucionará a indústria da arquitetura como a conhecemos. Mas se pararmos por um momento, refletir sobre o presente e olhar para o passado, fica evidente que a tecnologia há muito tempo vem remodelando o campo, passando por profundas transformações e introduzindo novas eras de design, construção e criatividade espacial. Operando como um processo de fabricação aditivo de camada por camada, a impressão 3D usa modelos digitais para criar objetos tridimensionais personalizados com um nível notável de precisão e eficiência, economizando tempo, gerando resíduos zero, reduzindo custos de mão-de-obra e criando oportunidades para protótipos rápidos e design iterativo. Ele permite que os arquitetos explorem oportunidades criativas e recuperem a autonomia, projetando elementos complexos e não padronizados dentro de um processo industrial e customizado em massa.
Hoje, as possibilidades que a impressão 3D oferecem no campo são praticamente ilimitadas. Embora até pouco tempo tenha servido apenas para dar vida a modelos de arquitetura de mesa, a tecnologia agora pode ser usada em produção em larga escala para construir casas e comunidades inteiras com múltiplos materiais- dos comuns e massivos como concreto ou prontamente disponíveis como terra crua. O futuro não tão distante parece ainda mais promissor, com possíveis aplicações que variam de abrigos temporários e moradias acessíveis, a prédios vivos, grandes áreas urbanas e até colônias espaciais. Mas, para entender como chegamos aqui e podemos esperar para o futuro, é importante voltar ao início.
Muitos acham que as impressoras 3D surgiram de surpresa e de repente se tornaram populares. Longe disso; sua história pode ser rastreada até 1939, quando o inventor William E. Urschel criou o primeiro edifício de concreto impresso em 3D atrás de um pequeno armazém em Indiana, Estados Unidos. Sua chamada "máquina de construção de paredes" consistia em um mecanismo automático de compactação que lançava o concreto entre os discos de giro, consolidando e suavizando cada camada à medida que o material era extrudado. Muita coisa aconteceu desde então, na história evolutiva da impressão 3D; uma história que permanece inacabada.
Abaixo, embarcamos em uma jornada no tempo para revisitar os principais marcos que moldaram a trajetória da impressão 3D na arquitetura, impulsionando-a ao seu status atual e desbloqueando as portas para um futuro brilhante.
Explore a história da impressão 3D na indústria com esta seleção de artigos publicados no Archdaily (a partir dos anos 2010):
- Manifestations: The Immediate Future of 3D Printing Buildings and Materials Science
- Primeira casa feita a partir de uma impressora 3D será construída em Amsterdã
- Empresa chinesa produz 10 casas em 24 horas através de impressão 3D
- Arup Develops 3D Printing Technique for Structural Steel
- Skanska and Foster + Partners Collaborate on World’s First 3D Concrete Printing Robot
- Emerging Objects cria coluna à prova de terremotos feita com impressão 3D
- Companhia chinesa constrói o edifício mais alto do mundo feito através de impressão 3D
- Esta coluna de concreto complexa foi feita através de impressão tridimensional
- Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China
- Prefeitura de Dubai será o maior edifício do mundo construído com impressão 3D
- ETH Zurich desenvolve novo método de impressão 3D para colunas de concreto
- A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha
- Casas circulares de terra crua: estrutura e revestimento em 200 horas de impressão 3D
- O futuro é agora: casas impressas em 3D começam a ser habitadas na Holanda
- ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva
- Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D
- NASA e AI Space Factory desenvolvem estrutura lunar impressa em 3D
- Natureza e tecnologia: paredes que podem cultivar plantas
- Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento
- BIG, ICON e Lennar concluem primeira casa modelo feita com impressão 3D em Austin, Texas