Arcos ogivais, abóbadas de cruzaria, vitrais coloridos, florão, rosácea, detalhes decorativos complexos. Estes são alguns dos elementos que ajudam a caracterizar a arquitetura gótica, movimento que surgiu e vigorou na Europa do século X ao XV. No Brasil, eles foram incorporados tardiamente, num contexto que revivia o movimento geral e foi chamado de neogótico. A expressão desse ressurgimento histórico é vista principalmente em grandes igrejas e alguns edifícios históricos. Por mais que o país tropical não apresente tantas obras como no continente europeu, é possível encontrar arquiteturas que expressam seus ideais de norte a sul.
Baseado em temas religiosos, o gótico se caracterizou pela presença monumental, dada principalmente pela verticalidade que apresentava em suas construções através das perspectivas que as torres pontiagudas geravam. Sua ornamentação e iluminação ganhavam destaque nas plantas que tinham, em sua maioria, o formato de cruz latina. Nas obras góticas, ou melhor, neogóticas brasileiras, é possível se deparar com diversas dessas qualidades.
A seguir, você pode conferir a seleção de construções que remetem ao movimento gótico no Brasil. Nela, é possível notar como as obras foram adaptadas para se encaixar nas condições locais e na cultura da época que foram construídas, resultando em uma fusão de estilos e influências.
Cita: ArchDaily Team. "Afinal, existe arquitetura gótica no Brasil?" 09 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005776/afinal-existe-arquitetura-gotica-no-brasil> ISSN 0719-8906