Peças versáteis do mobiliário, as prateleiras desempenham um papel significativo na organização, decoração e otimização dos espaços domésticos, comerciais e industriais. Realizadas em diversos materiais e com uma infinidade de desenhos possíveis, elas ajudam a otimizar pequenos ambientes ao trazer versatilidade e acessibilidade para eles. Por isso, reunimos algumas sugestões que ajudam a tornar essas soluções tão comuns, que podem ser temporárias ou intrínsecas à arquitetura, num elemento de destaque no design de interiores.
Misturando elementos
Para além das tábuas que conformam as prateleiras, é possível anexar diferentes elementos como ganchos, cordas ou tubos metálicos que ajudam a tornar este componente ainda mais versátil no espaço.
Artigo Relacionado
Estantes e armários: 20 exemplos criativos desses mobiliáriosPrateleiras invisíveis
Dependendo dos objetos que serão guardados e do próprio material utilizado para conformar a prateleira, é possível que ela tenha um aspecto praticamente invisível. Seja por sua fina espessura - principalmente no caso do uso de chapas de metal - até o uso de cores que pode camuflá-la na parede.
Organização vertical
Para economizar espaço, é possível organizar as prateleiras numa única parede de forma que ela se assemelhe a uma estante. Para isso, adotar trilhos metálicos ou diferentes soluções que possam inclusive facilitar a mudança no espaçamento entre elas, configura uma boa tática para facilitar futuras alterações no ambiente conforme a necessidade.
Compondo o ambiente
Os traços de uma prateleira podem ajudar a definir o ritmo do espaço, conformando um ambiente que convida o espectador a percorrer o olhar por ele. Gesto que traz ainda mais protagonismo aos objetos que serão colocados nela.
Explorando a criatividade
Além das linhas normalmente paralelas ao chão, as prateleiras podem ganhar diferentes composições conforme a criatividade de quem faz o projeto. Por exemplo, quando são embutidas em paredes, os recortes realizados nesta podem apresentar linhas orgânicas, trazendo uma composição distinta do que é esperado.