Morar num país tropical significa apreciar momentos ao ar livre. Seja pelo contato com a brisa, a proximidade com a natureza ou para aproveitar o sol. Culturalmente, crescemos acostumados a brincar nos quintais, sentar com família e amigos em varandas, se divertir em churrascos ou apenas contemplar a paisagem ao redor. Para receber ou ampliar esses programas, muitas residências brasileiras adotam o deck de madeira como solução, um espaço versátil que pode receber distintos usos.
Para a construção de um deck, como qualquer outra obra, é necessário começar com um bom planejamento e projeto. Após a determinação do local e averiguação das licenças locais, cavar as fundações seria o primeiro passo. O mais comum é que elas sejam realizados em concreto, por uma melhor relação com o contato com a terra. As vigas de madeira são instaladas e niveladas nestes suportes. A distribuição dos sarrafos de espaçamento para garantir uma lacuna uniforme entre as tábuas é o próximo passo, que possibilita, por fim, a instalação das tábuas do deck que deverão ser cortadas e bem acabadas em suas extremidades para questões estéticas e de segurança. Além disso, é necessário o tratamento com impermeabilizante ou selantes para a proteção da madeira e prolongamento de sua vida útil.
Abaixo, apresentamos 15 residências brasileiras que demonstram diferentes possibilidades de projetar decks. As soluções são variadas: um plano que demarca um espaço no meio do jardim, a materialidade da madeira traçando o diálogo entre interior e exterior, conformando transições entre espaços fechados, circundando piscinas e jacuzzis, com diferentes níveis ou, até mesmo, com bancos dispostos em seu perímetro que podem servir como guarda-corpo.