Quando o próximo projeto ocorre num antigo edifício, é comum encontramos plantas compartimentadas, espaços com pouca luz e circulações intricadas que dificultam a fluidez que a vida contemporânea pede. Deste modo, na hora de reformar, arquitetos tendem a fazer intervenções cirúrgicas ao demolir algumas paredes. Uma solução capaz de resolver diversos dos problemas apresentados, mas que deve seguir um cuidadoso planejamento para manter a obra em pé. E, neste caso, um dos recursos mais adotados é o reforço estrutural.
Remodelar a estrutura de uma antiga casa ou apartamento, pode ser fundamental para integrar os ambientes, aumentar os vãos e a entrada de luz no edifício. Estas ações podem acontecer de diversas formas, entre elas é possível destacar as novas peças estruturais colocadas para marcar as camadas do tempo, pensar em texturas e cores que ajudam a integrar toda a obra ou, até mesmo, modificar elementos de uma construção para gerar menor carga para a estrutura. Veja, a seguir, sete projetos brasileiros que demonstram diferentes abordagens.
Residência HFL / Metrópole Arquitetos
"A reforma abre a sala para o jardim ampliado com a demolição dos volumes construídos e conecta a nova edícula a partir de um espaço de convívio coberto. Todas as paredes divisórias do térreo foram removidas criando um espaço amplo. Para isso foi feito reforço estrutural com vigas metálicas que ficam aparentes sob a laje. Para definir o acesso foi construída uma parede de elementos vazados de porcelana que invade a casa do portão até a sala."
Apartamento Apêrol / vapor arquitetura
"Para que se evidenciassem todas as intervenções, diferenciado-as da estrutura anterior, foi dado um tipo de tratamento para cada material do apartamento: o novo vigamento de reforço estrutural metálico e caixilhos são azuis, os novos pilares de apoio em concreto aparente e os espaços que permaneceram com seu programa original (banheiro e escada) foram deixados com a alvenaria sem reboco."
Casa Quatá / Canoa Arquitetura
"Para viabilizar a demolição na fachada em quase toda a sua extensão transversal, foi utilizado reforço estrutural em chapas de aço. A caixilharia, em perfis de aço tipo “cadeirinha” bastante esbeltos, permite grande abertura da sala por meio de portas de correr."
Casa na Rua Indiana / VD Arquitetura
"No térreo, com a demolição das paredes entre cozinha e sala, foi necessário um reforço estrutural na escada. Além disso, a parede longitudinal oposta à escada foi descascada, que junto ao piso de ladrilho hidráulico, deram uma unidade a todos os espaços integrados."
Apartamento Twins / Paralelo 30 Arquitetura
"Na área social, o piso de madeira de reflorestamento é escolhido para tornar o projeto mais respeitoso ao meio ambiente, contrapõe o brutalismo do concreto aparente na laje superior. Revela-se marcante ao combinar-se com a viga metálica, adotada como medida de reforço estrutural, porque o apartamento se trata de uma cobertura que anteriormente sofreu uma intervenção em sua estrutura."
Casinha Bosque / Estúdio OLO
"Pensamos no layout, de forma a aproveitar as áreas hidráulicas existentes, não gerando assim custos excessivos de execução. Através de reforços metálicos, conseguimos demolir as paredes de tijolos entre quarto, sala e cozinha, integrando o ambiente; subdividimos a área do banheiros existente transformando-o em PNE + duas cabines."
Focacceria Bocca Lupo Juvevê / Arquea Arquitetos
"Para abrigar o novo programa, o interior da casa foi liberado das múltiplas compartimentações, criando um ambiente integrado e sem obstáculos visuais. Para isso, foi adicionada uma viga metálica de reforço estrutural para a sustentação do telhado."
Casa JR / Pascali Semerdjian Arquitetos
"O maior obstáculo do processo foi definitivamente estrutural. A descoberta do subdimensionamento das vigas e lajes da casa original atrasou a obra e elevou os custos iniciais. Para que grandes e onerosos reforços estruturais não precisassem ser feitos, as paredes de alvenaria do andar superior e cobertura foram removidas e substituidas por paredes de painel wall, mais leves, para aliviar a carga da laje. O telhado também foi substituido por uma leve telha metalica, reduzindo também o peso da cobertura."