Antes da abertura da Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023, em 11 de novembro, os organizadores divulgaram detalhes de novas comissões e intervenções site-specific que abordarão os temas gerais da edição deste ano, que tem como tema A beleza da impermanência: uma arquitetura de adaptabilidade. Com curadoria da arquiteta Tosin Oshinowo, o evento busca explorar as inovações nascidas das condições de escassez no Sul Global e as formas como as culturas colaboram, adaptam-se, reutilizam e apropriam-se de recursos para avançar em direção a um futuro mais resiliente e equitativo. Arquitetos, designers e escritórios foram convidados a contribuir com instalações e projetos a serem exibidos por toda a cidade e no deserto adjacente. Os trabalhos buscam responder a um dos três conceitos-chave do evento: contextualização renovada, políticas de extração, e corpos intangíveis.
Contextualização renovada
A primeira categoria investiga o conhecimento derivado das adaptações à escassez de recursos, uma condição que define o Sul Global. Materiais naturais se tornam assim um recurso vital para a construção, como exemplificado pelo projeto ETA' DAN da Hive Earth, uma parede multifuncional construída com terra compactada e resíduos agrícolas, que oferece espaços para descanso e relaxamento enquanto destaca o potencial da reutilização de resíduos. Da mesma forma, o projeto Terra a Terra de Sumaya Dabbagh emprega lama como seu principal material de construção, incorporando solidez e fluidez. A exposição De Volta para o Futuro da Hunnarshala Foundation foca na interconexão entre habilidades tradicionais de construção e o empoderamento de vozes marginalizadas, enquanto o projeto Navio de Teseu de Thomas Egoumenides reutiliza bobinas de plástico descartadas e barras roscadas.
Políticas de extração
Práticas extrativistas são outra área de interesse para esta edição. Formafantasma apresentará o projeto em andamento, Cambio, investigando as origens da indústria madeireira no colonialismo bioprospectivo do século XIX e os impactos ambientais da cadeia de suprimentos. A marca de roupas BUZIGAHILL também reconstruirá seu estúdio de produção e apresentará RETURN TO SENDER, destacando a inventividade dos africanos subsaarianos em aproveitar o lixo como um recurso valioso. A instalação fotográfica Mudança de Poder de Dia Mrad explora a proliferação de painéis solares nos telhados de Beirute na tentativa de destacar o colapso econômico do Líbano. Expandindo ainda mais o tema, Olalekan Jeyifous apresentará SHJ 1X72 - 1X89, um projeto de arquitetura alternativa que abraça práticas sustentáveis e tipologias locais.
Corpos intangíveis
Os participantes também são convidados a refletir sobre a relação entre paisagens naturais e narrativas culturais, bem como as formas pelas quais esses fatores podem ser integrados em novos quadros urbanos. Locais abandonados em Sharjah, como o antigo Mercado de Vegetais Al Jubail, servirão como fontes de inspiração para este tema. 51-1 Arquitectos pretende transformar a área adjacente em um espaço público adaptável intitulado Play You Are in Sharjah. Mais distante, na "vila fantasma" de Al Madam, DAAR - Sandra Hilal & Alessandro Petti criarão a Tenda de Concreto, cobrindo as ruínas da vila com tecidos para reinterpretá-las como um símbolo de "transitoriedade duradoura". Enquanto isso, o Museu da Artimanha de Miriam Hillawi Abraham reimagina as igrejas esculpidas em rocha de Lalibela usando blocos de sal, refletindo as ligações históricas de Sharjah com a Etiópia.
A Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023, agora em sua segunda edição, busca se tornar uma plataforma para arquitetura e urbanismo para o Oeste da Ásia, Sul da Ásia e continente africano. No início deste ano, foi anunciada a lista completa de participantes, com 30 arquitetos e escritórios de 26 países. O evento também destaca vários projetos culturais, incluindo a conferência inaugural da Fundação de Desenvolvimento de Arte e Cultura do Uzbequistão (ACDF), "Onde está Tashkent no mundo," como parte do projeto de pesquisa e preservação Tashkent Modernism XX/XXI.
Veja a lista do ArchDaily de eventos de arquitetura programados para acontecer ainda em 2023.