Dois anos atrás, em setembro de 2021, foi inaugurado o L'Arc de Triomphe, Wrapped, 1961-2021, de Christo e Jeanne-Claude. A monumental obra de arte pública envolveu o monumento parisiense em mais de 25.000 metros quadrados de tecido prateado amarrado com 7.000 metros de corda vermelha. Os materiais, todos feitos de polipropileno trançado, uma espécie de termoplástico, agora serão reaproveitados e reciclados, seguindo a visão dos artistas. A maior parte dos materiais será transformada para servir a usos práticos em futuros eventos públicos em Paris. A Fundação Christo e Jeanne-Claude também colaborou com a Gagosian para levar os primeiros trabalhos de Christo ao East End de Londres, exibidos numa exposição que permenece aberta até 22 de outubro de 2023.
Assim como em projetos anteriores de Christo e Jeanne-Claude, todos os materiais utilizados para criar a obra de arte temporária receberão uma vida nova. A Parley for the Oceans começou a reciclar os 25.000 metros quadrados de tecido azul prateado e os 3.000 metros de corda vermelha de polipropileno. Os materiais estão agora passando para a fase de design e produção e serão utilizados como estruturas de sombra, tendas ou barracas para eventos importantes em Paris, especialmente para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024, segundo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
De acordo com Cyrill Gutsch, fundador e CEO da Parley for the Oceans, os materiais também serão úteis em esforços humanitários, como tendas projetadas para proteger a vida humana contra ondas de calor perigosas. As subestruturas de madeira e aço foram coletadas e reutilizadas por Les Charpentiers de Paris, ArcelorMittal e Derichebourg Environnement.
Artigo Relacionado
Intervenção artística de Christo e Jeanne-Claude em Paris, pelas lentes de Jared ChulskiUm compromisso constante de Christo e Jeanne-Claude era reutilizar, reciclar e reaproveitar todos os materiais usados em seus projetos. Agora vamos dar uma segunda vida ao L'Arc de Triomphe, Wrapped com a ajuda de nossos parceiros criativos. Não consigo pensar em nada mais apropriado do que reciclar essa obra de arte para uso futuro em Paris, uma cidade tão influente na vida e no trabalho de Christo e Jeanne-Claude. - Vladimir Yavachev, diretor de projeto de L'Arc de Triomphe, Wrapped
As primeiras obras de Christo e Jeanne-Claude das décadas de 1960 e 1970, que consistem em objetos envoltos em tecido ou polietileno, serão apresentadas como parte de uma exposição dedicada aberta de 6 a 22 de outubro em Londres. Organizada como o projeto inaugural da série Gagosian Open de projetos externos, a exposição pretende oferecer um vislumbre da evolução dos artistas, da pequena escala à grande escala, mas continuando a chamar a atenção para detalhes negligenciados, obscurecendo eles da vista.
Christo e Jeanne-Claude, ambos nascidos em 13 de junho de 1935, na Bulgária e no Marrocos, respectivamente, eram artistas renomados conhecidos por seus projetos de arte pública em grande escala. Jeanne-Claude faleceu em 2009 e Christo em 2020, ambos na cidade de Nova York, sua casa desde 1964. Eles colaboraram em obras de arte monumentais como Wrapped Coast em Sydney, a Mastaba de Londres, The Floating Piers na Itália, Surrounded Islands em Miami e The Gates no Central Park. A parceria iniciou em 1961 com trabalhos ao ar livre, mas os primeiros trabalhos de Christo foram solo. De forma colaborativa, concentraram-se em projetos públicos e instalações internas, deixando um legado no mundo da arte. Seu projeto final, L'Arc de Triomphe Wrapped in Paris, foi concebido em 1961, mas só foi realizado em 2021, quando ficou visível por mais de 2 semanas entre 18 de setembro de 2021 e 3 de outubro de 2021.