O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o desenho de um arranha-céu de 330 metros de altura localizado no resort de Trojena, que faz parte do projeto Neom, na Arábia Saudita. O edifício foi apresentado na Cityscape Conference em Riad, como parte de uma exposição focada no ambicioso empreendimento. O novo arranha-céu estará localizado em uma montanha com vista para um lago artificial — elemento central integrador de Trojena. ZHA também divulgou o projeto de uma segunda estrutura no local: um pavilhão próximo ao arranha-céu.
Neom lançou um novo conjunto de renderizações do arranha-céu, ilustrando sua aparência cristalina criada a partir de uma infinidade de colunas que se afunilam em direção a um pináculo. Embora detalhes precisos sobre suas funções ainda não tenham sido divulgados, a torre deverá abrigar lojas de varejo, restaurantes, exposições e plataformas de observação em alturas variadas, enquanto um teleférico deverá conectá-la ao empreendimento à beira do lago.
O arranha-céu está planejado para se tornar um símbolo reconhecível para Trojena, uma das quatro regiões de desenvolvimento de Neom. A área, localizada a 50 km do Golfo de Aqaba nas montanhas da Arábia Saudita, foi concebida como um destino turístico que oferece uma variedade de experiências. Seis clusters do plano diretor estão planejados, incluindo esqui ao ar livre durante todo o ano e esportes de aventura com 36 quilômetros de pistas de esqui. O empreendimento também inclui uma variedade de atividades de lazer, concertos musicais, um observatório de alta tecnologia e um lago artificial de água doce.
A torre projetada por Zaha Hadid Architects, chamada Discovery Tower, estará localizada no Discovery Cluster de Trojena. Segundo a Neom, ela fornecerá uma "plataforma rica em conteúdo e experiências artísticas inovadoras e tecnológicas". Ela também será acompanhada por um museu ao ar livre localizado nas proximidades, entre os dois picos das montanhas.
O escritório também divulgou o projeto de um segundo edifício para a mesma região. O edifício, denominado Mountain Observatory, está previsto para ser ancorado na encosta da montanha com vista para o lago artificial do centro de Trojena. As renderizações revelam uma estrutura futurística com diversas plataformas ao ar livre. Conforme o site oficial, que insere o mirante no mesmo Discovery Cluster do Crystal Skyscraper, a estrutura foi projetada para “fornecer aos visitantes acesso visual aos melhores detalhes da montanha por meio de tecnologias inovadoras”. O terceiro edifício do cluster Discovery é o Cosmic Gate, um acampamento de observação de estrelas e parque astronômico, conforme apresentado no site do NEOM.
O ambicioso e altamente controverso projeto Neom foi anunciado pela primeira vez há dois anos, compreendendo quatro regiões distintas: the Line, uma estrutura compacta semelhante a uma cidade medindo apenas 200 metros de largura, mas 170 quilômetros de comprimento; o Oxagon, uma cidade industrial reinventada; Trojena, um destino de turismo de montanha; e Sindalah, um destino insular no Mar Vermelho.