Sinônimos de "escuro" são associados a uma atmosfera de negatividade. Palavras como tristeza e escuridão estão longe da leveza e do ar dos projetos de interiores apresentados por revistas ou influenciadores. Mas para muitas pessoas que buscam tranquilidade no banheiro, a iluminação de baixa intensidade oferecer conforto.
Muitos de nós tendemos a fechar os olhos enquanto procuramos paz e atenção plena. Ao desligar o sentido da visão, podemos nos refugiar em nós mesmos e focar em nosso próprio autocuidado. Os quatro banheiros pouco iluminados apresentados a seguir fazem uso da ideia de escuridão pacífica para criar espaços tranquilos com iluminação suave e baixa, materiais naturais e superfícies escuras.
Black is Back / 33bY Architecture
Para criar uma atmosfera aconchegante, o Apartamento Black is Back em Kiev, Ucrânia, escolhe equilibrar as cores escuras de uma ampla paleta de materiais - incluindo tijolo, pedra negra africana, couro e madeira - com detalhes leves e refletivos, como torneiras de cobre, uma área de nicho em cobre no chuveiro e iluminação ambiente.
"Entrando no apartamento, a primeira coisa que notamos é a parede feita de pedra preta", explicam os arquitetos, 33bY Architecture. "O banheiro é feito no estilo geral do apartamento, com louças sanitárias pretas e prateleiras azuis com luzes LED embutidas." Um banheiro de hóspedes menor, por sua vez, é todo acabado em preto. Usando um sistema de vidro inteligente, o apartamento de planta aberta pode combinar ou separar seus espaços de estar, dormir e até mesmo banheiro, com divisórias que podem se transformar de transparentes a opacas.
Apartamento Varanda / Estudio Guto Requena
Quando um sentido é bloqueado, os outros são realçados. Portanto, ao manter as superfícies do banheiro escuras e a iluminação baixa, o toque luxuoso da água do banho aveludada e os aromas florais do mundo natural emergem mais fortes através das sombras em um banheiro semelhante a um spa.
Em vez de priorizar a luz ou a escuridão, o Apartamento Varanda em São Paulo, Brasil, escolhe focar nos tons naturais e no ar filtrado fornecido pela vegetação tropical, tornando-se "um apartamento imerso em uma verdadeira floresta urbana", como explicam os arquitetos, Estudio Guto Requena.
Iluminado artificialmente com luz ambiente de uma combinação de fontes atrás de espelhos e sob prateleiras e armários, os banheiros do apartamento, cercados por superfícies naturais como madeira escura e vegetação trepadeira, apresentam um brilho suave semelhante à luz filtrada que chega ao chão da floresta.
Industrial Loft / Francesco Meneghello
Antes de a humanidade aprender as habilidades e tecnologias para projetar e construir nossas próprias casas e espaços, cavernas naturalmente curvas eram onde escolhíamos buscar conforto, paz e segurança. Com suas paredes texturizadas em cinza, superfícies e móveis e toques decorativos minimalistas, o projeto Industrial Loft em Londres, Reino Unido, exemplifica o ambiente meditativo criado pela escuridão.
"Este espaço bruto e brutal", começa o arquiteto, Francesco Meneghello, "foi esculpido com luzes e sombras. Usando detalhes mínimos para compor uma narrativa que nunca é única, mas livre e multifacetada." No banheiro privativo no mezanino do loft, uma pia dramática de mármore branco, esculpida "per levare" de um único bloco de pedra, introduz o espaço como se estivesse sob um holofote em um palco.
Interlude House / Ayutt and Associates design
Embora a Interlude House apresente uma presença assustadora do lado de fora - como um buraco negro, a estrutura parece atrair a luz ao seu redor - uma vez dentro, os visitantes são recebidos por um espaço aberto cheio de obras de arte coloridas e luz natural, "explodindo em um oásis cheio de luz, gradualmente desaparecendo da escuridão", apresentam os arquitetos, Ayutt and Associates design (AAd).
"A casa não passa de uma peça de cenografia, cheia de fumaça e espelhos e coreografada para entreter através de uma série precisa de eventos." Uma das características de destaque da casa, reservada apenas para os proprietários, no entanto, é o banheiro principal.
Uma banheira escultural totalmente preta fica sozinha no centro do espaço, cercada pela cor rica e cheia de corpo do mármore verde amadurecido. Banhada pela luz de uma parede de blocos de vidro durante o dia, a banheira sensorial é imersa em um manto de noite à noite, quando a casa está em seu momento mais silencioso.