Nesta entrevista do Louisiana Channel com Yasmeen Lari, a renomada arquiteta paquistanesa fala sobre o papel dos arquitetos e as mudanças de perspectiva necessárias na indústria hoje em dia. Premiada com a RIBA Royal Gold Medal 2023 por seus esforços humanitários, Lari enfatiza a necessidade de repensar a indústria da arquitetura para lidar com as disparidades sociais e deficiências de recursos. Na entrevista, Lari reflete sobre sua educação, formação arquitetônica e sua prática atual.
!["Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 2 de 7](https://images.adsttc.com/media/images/6528/1d81/64e5/0c4c/f750/b1d2/newsletter/we-have-to-change-the-whole-definition-of-the-architect-in-coversation-with-yasmeen-lari_1.jpg?1697127815)
A entrevista começa com a arquiteta premiada descrevendo o papel dos arquitetos nos últimos séculos, desde o trabalho com os Médicis até as gigantes de tecnologia e empresas corporativas de hoje. O arquiteto sempre foi condicionado a servir aos ricos. Lari compartilha que percebeu a necessidade de uma mudança de perspectiva. Na verdade, edifícios icônicos nem sempre são suficientes; o mundo requer expertise para causas mais significativas e humanitárias.
Lari acredita que os arquitetos possuem habilidades e aptidões únicas para o design, que são essenciais para lidar com disparidades e deficiências de recursos. Além disso, os arquitetos são treinados para considerar o contexto, coordenar com diferentes disciplinas e entender seus clientes. Isso torna os profissionais adequados para servir à humanidade. Para alcançar isso, é necessária uma redefinição do próprio sentido do campo da arquitetura.
Artigo Relacionado
Artigo relacionadoA designer fundou a Lari Associates, responsável por muitos projetos importantes no país. Na verdade, o primeiro projeto habitacional público do Paquistão e muitos edifícios emblemáticos em Karachi são atribuídos ao estúdio. No entanto, seu verdadeiro impacto global se deu por meio de seu trabalho para a Heritage Foundation of Pakistan, que ela co-fundou. Hoje, na verdade, a arquiteta agora está totalmente dedicada a causas humanitárias e recebeu muitos prêmios prestigiosos.
!["Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 6 de 7](https://images.adsttc.com/media/images/6528/1d60/0e26/f34b/abc8/bb4d/newsletter/we-have-to-change-the-whole-definition-of-the-architect-in-coversation-with-yasmeen-lari_1.jpg?1697127783)
O tipo de pessoa que molda um ambiente construído deve estar pensando em seu dever. Como salvar o planeta - mas mais do que isso, descolonizar e democratizar a arquitetura. Não mais atendendo a uma entidade ou a alguém com poder, mas como uma forma democrática de prática - conversar com as pessoas e trabalhar com elas. Tratando-as como parceiras, não como pessoas sem habilidade. - Yasmeen Lari
!["Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 4 de 7](https://images.adsttc.com/media/images/6528/1d6e/64e5/0c4c/f750/b1d0/newsletter/we-have-to-change-the-whole-definition-of-the-architect-in-coversation-with-yasmeen-lari_1.jpg?1697127797)
Para a arquiteta, a evolução do campo vai além do projeto de edifícios. Na verdade, envolve descolonizar e democratizar a área. Ela acredita que os arquitetos não devem mais atender a entidades com poder, mas trabalhar com as pessoas e tratá-las como parceiras. Além disso, essa mudança muitas vezes requer abrir mão do controle, um contraste explícito com as práticas arquitetônicas mais tradicionais.
A conversa mencionou também a pandemia de COVID-19, quando um momento de humanização nivelou o campo de jogo para todos. Yasmeen Lari incentiva um foco contínuo no fazer o bem para os outros, especialmente apoiando os jovens que estão se esforçando para entrar nesses campos e permitindo que eles promovam mudanças positivas no mundo. Ela acredita que é responsabilidade fundamental das instituições e dos arquitetos já estabelecidos orientar e apoiar jovens profissionais, abrindo novas oportunidades para que eles adentrem o campo. Isso inclui a ideia da designer de criar um espaço de incubação de arquitetura em universidades, onde programas de mentoria e apoio possam ocorrer.
!["Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 5 de 7](https://images.adsttc.com/media/images/6528/1d50/0e26/f34b/abc8/bb47/medium_jpg/we-have-to-change-the-whole-definition-of-the-architect-in-coversation-with-yasmeen-lari_1.jpg?1697127765)
Yasmeen Lari também destaca a capacidade dos arquitetos de abordar preocupações globais urgentes, incluindo desabrigados, mudanças climáticas, aumento do nível do mar e migração de conflitos. Ela chama a atenção para lições que podem ser tiradas do urbanismo convencional, que pode ser visto como eco-urbanismo quando o componente ecológico é priorizado. Ela também enfatiza o quão crucial é usar a água de forma adequada e abraçar técnicas de ponta de todo o mundo para se ajustar às condições regionais.
!["Temos que mudar toda a definição do que é ser arquiteto": entrevista com Yasmeen Lari - Imagem 3 de 7](https://images.adsttc.com/media/images/6528/1d59/0e26/f34b/abc8/bb4a/medium_jpg/we-have-to-change-the-whole-definition-of-the-architect-in-coversation-with-yasmeen-lari_1.jpg?1697127773)
O ArchDaily recentemente entrevistou a arquiteta no Congresso Mundial de Arquitetura UIA 2023 em Copenhague, onde ela explicou mais sobre seu trabalho em conservação do patrimônio e ativismo humanitário. Em abril, o Royal Institute of British Architects anunciou que a Professora Yasmeen Lari receberá a Medalha de Ouro Real de 2023 em arquitetura. O prêmio, uma das maiores honrarias da arquitetura e a primeira a ser pessoalmente aprovada pelo Rei Charles III, reconhece o trabalho de Yasmeen Lari em defender conceitos de autoconstrução com zero emissão de carbono para populações deslocadas.
Para ver mais vídeos de arquitetura, confira a cobertura completa do ArchDaily da série de entrevistas do Louisiana Channel.
Para assistir ao vídeo legendado, basta clicar no ícone da engrenagem e, em seguida, clicar em "Legendas/CC" para ativar as legendas em inglês. Para legendas em português, clique novamente em "Legendas/CC", selecione "Traduzir automaticamente" e escolha "Português".