A Trienal de Bruges 2024 anunciou o seu tema, "Espaço de Possibilidade", assim como a lista de artistas e arquitetos participantes. De 13 de abril a 1º de setembro de 2024, o evento ocupará as ruas e o centro histórico de Bruges, na Bélgica, com exposições de arte contemporânea e arquitetura. Os curadores desta edição, Shendy Gardin e Sevie Tsampalla, escolheram 12 artistas e arquitetos que irão desafiar os espaços dos bairros da cidade, em resposta ao tema, que os convida a explorar o potencial oculto da cidade.
A lista de artistas convidados inclui tanto nomes belgas quanto internacionais. Entre eles, destacam-se o escritório tailandês de Boonserm Premthada, o Bangkok Project Studio, muito conhecido na Bélgica pelo Kantana Institute em Nakhon Pathom. Mona Hatoum, vencedora do Prêmio Ada Louise Huxtable em 2022, e Sumayya Vally, fundadora do estúdio Counterspace, curadora da primeira Bienal de Artes Islâmicas em Jeddah, na Arábia Saudita, e também recentemente apresentada na Bienal de Veneza, são apenas alguns dos nomes convidados para participar com intervenções artísticas temporárias e instalações de grande porte.
As obras estarão localizadas principalmente no centro da cidade e em West-Bruges, com uma instalação em Zeebrugge. O tema da 4ª edição da Trienal de Bruges visa explorar as possibilidades do centro da cidade, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, e como a mudança e a sustentabilidade podem conviver com a preservação. Os últimos três anos destacaram a importância de espaços públicos bem projetados como centros de movimento, criatividade, flexibilidade e liberdade. Com uma história que remonta ao século 9, Bruges continua a evoluir, demonstrando a relevância de espaços urbanos adaptáveis em nosso mundo em constante transformação.
Com TRIBRU24, estamos focando em um assunto próximo a todos nós: espaço. Espaço para viver, trabalhar, e relaxar. Em uma cidade onde a conservação está em destaque, como podemos considerar conceitos como sustentabilidade e transformação? Com Espaços de Possibilidade, desejamos trabalhar com artistas e arquitetos para criar novas oportunidades e trazer beleza para o que muitas vezes é negligenciado. Um exercício coletivo de pensar sobre a cidade (histórica) de hoje e de amanhã. - Shendy Gardin, Curador
Desde 2015, a Trienal de Bruges tem se empenhado em trazer a arte contemporânea e a arquitetura para a cidade, convidando artistas e arquitetos nacionais e internacionais para contribuir com novas instalações para ativar a cidade. Durante os cinco meses do evento, suas criações têm ressaltado o potencial da cidade em resposta a temas específicos definidos pelos curadores. Em edições anteriores, arquitetos como Selgas Cano adicionaram toques de cor aos canais da cidade, enquanto Marc Fornes / THEVERYMANY instalou um pavilhão que se assemelhava a corais em um edifício do século 17.
Artistas e arquitetos participantes:
- Iván Argote (Colômbia) nascido em 1983, Bogotá, vive e trabalha em Paris, França (FR).
- Bangkok Project Studio (Tailândia), Fundado em 2003, Bangkok, por Boonserm Premthada (nascido em 1966, Bangkok, TH).
- Mariana Castillo Deball (México) nascida em 1975, Cidade do México, vive e trabalha em Berlim, Alemanha (DE).
- Counterspace (África do Sul), Fundado em 2014, Joanesburgo, por Sumayya Vally (nascida em 1990, Laudium, ZA).
- Mona Hatoum (Líbano / Reino Unido) nascida em 1952, Beirute, vive e trabalha em Londres, Reino Unido (UK).
- Ivan Morison (Reino Unido) nascido em 1974, Istambul, vive e trabalha em Hereford e no noroeste de Gales, Reino Unido (UK).
- Norell/Rodhe (Suécia), Fundado em 2012, Estocolmo, por Daniel Norell (nascido em 1973, Estocolmo, SE) e Einar Rodhe (nascido em 1982, Uppsala, SE).
- Shingo Masuda + Katsuhisa Otsubo Architects (Japão), Fundado em 2007, Tóquio, por Shingo Masuda (nascido em 1982, Tóquio, JP) e Katsuhisa Otsubo (nascido em 1983, Saitama, JP).
- SO–IL (Estados Unidos), Fundado em 2008, Nova Iorque, por Florian Idenburg (nascido em 1975, Haarlem, NL) e Jing Liu (nascida em 1980, Nanjing, CH).
- Studio Ossidiana (Países Baixos), Fundado em 2015, Roterdã, por Alessandra Covini (nascida em 1988, Milão, IT) e Giovanni Bellotti (nascido em 1987, Pavia, IT).
- Adrien Tirtiaux (Bélgica) nascido em 1980, Etterbeek, vive e trabalha em Antuérpia, Bélgica (BE).
- Traumnovelle (Bélgica), Fundado em 2015, Bruxelas, por Léone Drapeaud (nascida em 1987, Canberra, AU), Manuel León Fanjul (nascido em 1990, Charleroi, BE) e Johnny Leya (nascido em 1990, Kinshasa, CD).