O espaço de escritório tradicional do século XX, com suas enormes estantes de arquivos, impressoras industriais e salas de reuniões de alta capacidade, já não é a única forma de fazer negócios. Com tecnologias como armazenamento em nuvem, videoconferência e inteligência artificial simplificando nossas vidas profissionais, tudo o que realmente precisamos é de uma superfície plana e a senha do wifi.
Num cenário comercial onde até as maiores empresas dedicam tanta atenção às suas contas de mídia social quanto ao valor de suas ações, nunca foi tão fácil para pequenos negócios competirem. No entanto, encontrar um espaço de escritório adequado para empresas com apenas alguns funcionários pode ser desafiador. Estes quatro locais de trabalho de pequena escala demonstram como, ao manter as coisas pequenas, é possível fazer mais com muito menos.
Coworking Space in Baró de Viver / midori arquitectura
A iniciativa Synergics foi criada em Barcelona para oferecer espaços de trabalho a pequenas empresas e freelancers sem custo, em troca de trabalho comunitário. O projeto utiliza espaços comerciais não utilizados, ao mesmo tempo em que melhora o tecido social da cidade. No entanto, para ajudar o máximo de pessoas possível, os arquitetos da midori arquitectura transformaram o Coworking Space em Baró de Viver, que, apesar de versátil anteriormente, oferecia espaço para apenas um usuário por vez. "Para resolver esse problema", explicam os arquitetos, "o novo espaço conta com cortinas acústicas do chão ao teto que permitem aos usuários dividir a sala em dois espaços independentes, possibilitando a realização de duas reuniões ou videoconferências no mesmo espaço sem interferências."
Com as cortinas divisórias e as cortinas da janela frontal compartilhada fechadas, o trio de espaços – codificados por cores para fazer referência ao movimento Bauhaus e aos seus próprios ideais comunitários – torna-se inteiramente privado, escondendo as cortinas dentro de tetos rebaixados, "aproveitando os espaços intersticiais entre eles", conforme explicam os arquitetos.
Escritório Cobogó Relações Públicas / SuperLimão
Com suas propriedades acústicas e térmicas, além da operação funcional com custo espacial mínimo, as cortinas são uma excelente alternativa tanto para entradas como para divisórias mais sólidas. Aqui, no Escritório Cobogó Relações Públicas em São Paulo, Brasil, trilhos de cortina separam de maneira invisível as áreas públicas e mais privadas do escritório, como a sala de reuniões e o escritório do gerente.
A característica principal do espaço, no entanto, é a parede artisticamente perfurada de cobogó que recebe funcionários e visitantes de frente para a entrada. O típico "elemento construtivo brasileiro", conforme introduzido pelos arquitetos e clientes do SuperLimão, é "capaz de controlar a incidência de luz sem vedar a circulação de ar, algo desejável para nosso clima", e, junto com um carpete, serve para separar e reduzir a poluição sonora entre o movimentado escritório e um espaço de espera mais tranquilo.
Escritório OCA - Sede 03 / Oficina Conceito Arquitetura
Em vez de utilizar o material espesso e opaco de uma cortina para separar áreas opostas do escritório, a Oficina Conceito Arquitetura optou por um material de policarbonato para formar sua parede central. Localizado entre as principais estações de trabalho do estúdio de arquitetura e o espaço de apresentação ao cliente, "o volume divide os dois principais ambientes de maneira translúcida e iluminada, proporcionando assim a privacidade desejada e difundindo a luz ao longo do dia", explicam os próprios arquitetos.
O escritório mantém seus dois espaços paralelos separados, mas juntos em um ambiente e materialidade mistos que combinam tanto "o industrial: concreto exposto, chapa de aço e trilho de iluminação, quanto o clássico: madeira natural e superfícies brancas", explica a OCA. Enquanto isso, as demais necessidades do escritório, como a despensa, vestiário e banheiro, estão compactamente integradas a um "grande volume de marcenaria" com acessibilidade compartilhada, atendendo tanto aos funcionários quanto aos clientes visitantes com serviços e refrescos.
Escritório Bao Long / H.a + NQN.
Com a redução do espaço necessário para um escritório moderno, a quantidade de pequenos espaços disponíveis diminuirá rapidamente. Empreendimentos de uso misto oferecem uma solução adequada para as comunidades equilibrarem o espaço de escritório com residências, comércio e hospitalidade. A maior funcionalidade e popularidade dos espaços de trabalho menores facilitam o compartilhamento com outras pessoas.
O estreito Bao Long Office na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, combina o térreo de duas casas geminadas vizinhas para formar um espaço de varejo com largura dupla. "Contrastando com o barulho, agitação e confusão de uma loja de aço inoxidável abaixo," introduzem os arquitetos H.a e NQN. "há um escritório e uma despensa tranquila no primeiro andar." Posicionado atrás de um grande pátio verde e além de uma fachada de vidro transparente, o escritório e a cozinha vizinha, bar e área de estar - separados pela parede original da festa - bem como uma residência privada acima, compartilham um terraço de varanda interna.