A décima edição do MPavilion foi inagurada no Queen Victoria Gardens, em Melbourne, Austrália. Concebido por Tadao Ando, este é o primeiro projeto do arquiteto na Austrália. O pavilhão reflete seu característico uso de formas geométricas em sintonia com a paisagem natural e o preciso emprego de concreto aparente. A inauguração oficial apresentou o espaço com uma celebração pública, incluindo uma ampla variedade de comissões artísticas selecionadas pela Fundação Naomi Milgrom. O MPavilion permanecerá aberto ao público gratuitamente até 28 de março de 2024, convidando visitantes a se envolverem com seu diversificado programa cultural.
Situado no Jardim Botânico de Melbourne, o MPavilion é uma plataforma para experimentação e inovação. Nesta décima edição, Tadao Ando projetou uma ampla cobertura composta por um disco revestido de alumínio de 14,4 metros, sustentado por uma coluna central. A estrutura central é cercada por paredes de concreto de diferentes comprimentos, criando um espaço parcialmente fechado que evoca a atmosfera de um jardim japonês tradicional. No interior, metade do espaço é ocupada por uma piscina reflexiva, que reflete tanto a cobertura do pavilhão quanto o céu acima. Aberturas nas paredes sul e norte proporcionam vistas panorâmicas de Melbourne e das áreas ao redor do parque.
A atmosfera serena do pavilhão é enriquecida por uma série de projetos artísticos, com o intuito de incentivar os visitantes a se integrarem à cena cultural da cidade. Durante o fim de semana de inauguração, os visitantes terão a oportunidade de emprestar colchas únicas criadas no âmbito do Desafio de Colchas do MPavilion, sendo que cada design é inspirado nos elementos da arquitetura de Ando. No interior do pavilhão, a instalação "Escala de Cinzas (Greyscale)" do artista João Loureiro convida a experimentar o "sabor do sorvete cinza". Além disso, uma seleção cuidadosa de artistas, arquitetos e criativos está programada para contribuir com diversas intervenções e instalações, que vão desde a Cadeira MPavilion 10, projetada por Davidov Architects, até o "samue" da DNJ Paper, uma jaqueta de trabalho de estilo japonês destinada aos atendentes do MPavilion ao longo da temporada.
É uma honra ter concluído meu primeiro projeto na Austrália e ter criado uma obra de arquitetura viva que terá um papel tão importante na vida cultural de Melbourne neste verão. Espero que, ao visitarem, permitam que este espaço entre em seus corações e que seus sentidos sintonizem com a luz e a brisa interagindo com eles e com este espaço. Desejo a eles uma experiência de harmonia com a natureza, consigo mesmos e com os outros. - Tadao Ando, arquiteto do MPavilion 10
Uma das principais comissões de arquitetura na Austrália, o MPavilion é uma iniciativa anual da Fundação Naomi Milgrom, convidando arquitetos e designers de todo o mundo a participarem do festival de design. Na sua edição anterior, o projeto foi concebido pelo escritório de arquitetura e design all(zone), com sede em Bangkok. Outros arquitetos participantes incluem Glenn Murcutt em 2019, Carme Pinós em 2018, e Rem Koolhaas & David Gianotten do OMA em 2017.