A Global Architecture Development (GAD) apresentou o masterplan para a New Tashkent City, selecionado na categoria de planejamento no World Architecture Festival (WAF) 2023. Esse projeto abrangente espera impulsionar Tashkent, no Uzbequistão, para uma nova fase de desenvolvimento por meio de suas estratégias de projeto. O masterplan da New Tashkent City procura examinar cuidadosamente aspectos críticos do planejamento urbano tradicional, estabelecendo metas de desenvolvimento duradouras. O projeto inclui esforços para fortalecer a infraestrutura, apoiar o crescimento econômico, fomentar o envolvimento da comunidade e melhorar os serviços ambientais. Em suma, visa aumentar a habitabilidade geral da cidade.
Sob a direção de Gokhan Avcioglu, o projeto integra fatores econômicos, sociais e ambientais de uma maneira que está alinhada com os ideais do desenvolvimento sustentável. Ele incorpora cuidadosamente moradias acessíveis, zonas de expansão planejadas, grandes espaços abertos, transporte público robusto, preservação do patrimônio arquitetônico e eficiência energética. Esses elementos garantem responsabilidade ambiental, além de viabilidade econômica para a cidade no futuro.
O principal objetivo é criar uma cidade sustentável e acessível a todos, com espaço para uma ampla gama de atividades. O masterplan inclui prédios de uso misto de médio porte com critérios arquitetônicos que apoiam um ambiente centrado no pedestre. Com isso, reduz os efeitos adversos dos prédios altos no tecido e na paisagem urbana, implementando soluções criativas como fachadas de pele dupla e suas vantagens ecológicas e sustentáveis.
Artigo Relacionado
Tadao Ando Reveals Designs for New Performing Arts Center in Sharjah, UAEO projeto também prevê a reabilitação de centros menores em uma rede de áreas residenciais, destinos turísticos, centros agrícolas e agrupamentos produtivos. Esses hubs em rede abrangem centros satélites e áreas suburbanas e têm como objetivo aliviar o tráfego nas zonas urbanas estabelecidas ao mesmo tempo em que aproveitam o potencial inexplorado de áreas menos populosas.
O projeto inclui uma região às margens do rio, espaços verdes e uma área universitária, impulsionando a paisagem da cidade e oferecendo várias opções de lazer. Com ênfase nas áreas públicas ao ar livre, a interação social e o envolvimento da comunidade são promovidos em todo o projeto. Além disso, pretende-se criar um espaço urbano ecologicamente correto e eficiente em termos de recursos, integrando sistemas de transporte sustentáveis com instalações eficazes de gerenciamento de resíduos e água. No geral, a visão abrangente cultiva uma paisagem urbana prática, agradável para seus moradores e ambientalmente responsável.
Os masterplans servem como diretrizes cruciais para o desenvolvimento e crescimento de cidades ou regiões. Em outubro, a MVRDV revelou seu projeto para o desenvolvimento do Lake Side em Bruxelas. Esse masterplan tem como objetivo revitalizar a vida no local do Tour & Taxis, oferecendo novas comodidades e atividades para os moradores. Além disso, Foster + Partners revelou o projeto de um novo masterplan para transformar a orla de Larnaca, Chipre, em uma área sustentável e agradável para os moradores da cidade, futuras gerações e novos visitantes. Por fim, Ennead Architects foi escolhido para redesenhar o campus da American School no Japão a fim de alinhar-se com a visão acadêmica da escola. O projeto prevê um novo campus dinâmico e inovador que incentiva a aprendizagem e a colaboração.