A proposta do MVRDV e do Space Encounters para uma torre residencial de 22 andares está prestes a ser implementada no bairro de Sluisbuurt, em Amsterdã. Com o objetivo de fortalecer a comunidade, o edifício possui uma estrutura de madeira, uma fachada que gera energia e muitos espaços comunitários. O projeto busca servir como um modelo de sustentabilidade ambiental.
"Nachteiland" está localizado entre uma área gramada e Rudi van Dantzigstraat, incorporando vários elementos do bairro. Na verdade, os níveis inferiores do prédio abrigam lojas e cafés, replicando estruturas próximas, enquanto a torre acima é composta por diversos apartamentos. Além disso, a torre tem como objetivo se tornar um marco neste novo bairro, "mostrando diferentes faces desde diferentes perspectivas".
O projeto é uma demonstração de que, ao abordar nossa crise habitacional, o design sustentável não precisa ser apenas 'algo agradável' - pode ser central para o próprio projeto. Como um dos projetos mais visíveis neste novo bairro, estamos empolgados em estabelecer o padrão do que é possível em uma comunidade onde a vegetação e a sustentabilidade são os princípios centrais. - Jacob van Rijs, sócio fundador do MVRDV.
Artigo Relacionado
NEOM apresenta dois arranha-céus costeiros futuristas na Arábia SauditaA altura da torre aumenta gradualmente com blocos que possuem diferentes áreas externas, exibindo fachadas distintas e uma diversidade de apartamentos disponíveis. O nível inferior abriga residências para aluguel no setor intermediário e oferece acesso a espaços compartilhados na cobertura com painéis solares integrados a pérgolas. O projeto também apresenta estruturas fotovoltaicas integradas ao prédio, que combinam a produção de energia solar com um material de acabamento ambientalmente amigável. Uma característica marcante é a adaptação do projeto a diferentes pontos de vista. Visto de um lado, transmite uma sensação urbana; de outro, parece segmentado e verde.
A torre é feita principalmente de madeira, com seções estruturais específicas feitas em concreto. Ela possui uma grande quantidade de materiais reciclados e biomateriais. Ao combinar o aspecto material com um plano de desmontagem, obtivemos uma pontuação notável de 61% no Índice de Circularidade de Edifícios. "Nachteiland" tem como objetivo se tornar um exemplo primordial de arquitetura sustentável, mostrando como um design sensível ao meio ambiente pode ser vital para atender às necessidades habitacionais de forma bem-sucedida.
Na semana passada, MVRDV e Diamond Schmitt revelaram o projeto de um novo prédio para a Academia de Medicina e Saúde Integrada de Scarborough (SAMIH) no Campus Scarborough da Universidade de Toronto. A recente expansão, equipada com laboratórios, salas de aula e escritórios, tem como objetivo servir como um centro comunitário, incentivando encontros dentro da comunidade. Além disso, MVRDV venceu a competição para projetar três novas edificações no Aeroporto Václav Havel, em Praga. O projeto envolve uma expansão do Terminal 1, que está a caminho de se tornar o maior aeroporto da República Tcheca. Por fim, o estúdio revelou o projeto para um novo complexo residencial localizado no bairro de Allston, em Boston, Massachusetts. O projeto está atualmente em construção, apresentando 343 apartamentos, com um quarto dedicado a unidades economicamente acessíveis.