O Instituto Corrida Amiga atua com o propósito de aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, visando a transformação do cotidiano dos(as) cidadãos(ãs) a partir da perspectiva da mobilidade ativa, do acesso e do direito à cidade.
Parte das ações do instituto, são práticas pedagógicas realizadas com diferentes públicos, compostas de atividades lúdico-educativas que estimulam a participação ativa e a colaboração, permitindo que seus participantes expressem suas opiniões e desejos, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão, pensamento crítico e empatia.
Através da experiência adquirida, desde 2016, com a aplicação destas atividades lúdico-educativas em diversas instituições de ensino parceiras, notamos seu potencial como metodologia de escuta das crianças e adolescentes por meio da sistematização das informações sobre urbanismo registradas durante as atividades e a respectiva contribuição destas informações.
Como resultados do desejo do Instituto Corrida Amiga em explorar esse potencial das práticas pedagógicas e o apoio do programa CAU Educa do CAU/SP foi desenvolvida a publicação “A cidade sob o olhar das crianças a partir da mobilidade urbana” visando contribuir para a identificação de formas de ampliação da participação infantil nas tomadas de decisões em diferentes escalas – cidade, bairro, rua, com foco na mobilidade urbana, além de proporcionar formas lúdicas de apropriação dos espaços públicos urbanos.
A publicação foi desenvolvida com a cooperação de uma equipe interinstitucional (Universidades, Escolas Públicas e Terceiro Setor) e interdisciplinar formada por 15 pessoas de diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Economia, Gestão Ambiental e Pedagogia.
Este processo de trabalho participativo e colaborativo potencializou o tratamento do tema central, mobilidade urbana, estabelecendo diálogos com diferentes temas através das visões e transversalidades trazidas pelas participantes.
As atividades lúdico-educativas apresentadas na publicação têm como objetivo a sensibilização, conscientização e reflexão a respeito da mobilidade urbana, com ênfase na mobilidade ativa.
Ao mesmo tempo, sua aplicação propicia a coleta de dados sobre a percepção de crianças e adolescentes acerca do ambiente urbano, permitindo a leitura do espaço a partir do olhar desse público, contribuindo para legitimar as vozes das crianças e adolescentes neste processo de aplicação das atividades lúdicas pedagógicas vinculadas às questões urbanas.
A Participação Infantil no Debate
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei federal que coloca crianças e adolescentes como sujeitos de direito e alvos de prioridade nas políticas públicas, fala sobre o direito dessas ao lazer, cultura e esporte, e a responsabilidade conjunta da família, do poder público, da comunidade e sociedade em assegurar tais direitos, com absoluta prioridade (artigo 4º), em concordância com o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil.
Apesar da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, adotada em 1989, enfatizar que as crianças têm o direito de serem ouvidas e de participar em questões que as afetam, atualmente a participação sistematizada das crianças e adolescentes ainda é incipiente.
Nesse contexto, vale citar iniciativas bastante relevantes e promissoras envolvendo a participação das crianças e adolescentes e suas experiências e vivências na cidade, como:
O projeto “A Cidade das Crianças”, onde em Valongo, Portugal, foi realizada, em 2022, a primeira sessão do “Conselho das Crianças”, na qual o poder público português incluiu em seu planejamento a visão das crianças; E no caso da cidade de Rosário, na Argentina, onde foram criados “Conselhos Infantis”, de modo que tomadores de decisão pudessem ouvir as crianças servindo de orientação para as melhorias urbanas;
Além de Jundiaí, no Brasil, que também adere à rede de Cidade das Crianças, envolvendo o poder público e o meio acadêmico nesta parceria para promover a participação de crianças e adolescentes.
Metodologia
Tomando por base uma revisão bibliográfica relacionada ao tema do lúdico urbano, entendemos que não há uma metodologia única a ser aplicada na descrição da percepção de crianças e adolescentes sobre a cidade, com ferramentas específicas, ou mesmo um consenso sobre como extrair/interpretar/utilizar os dados obtidos.
Nas áreas de psicologia e pedagogia existem mais referências que abordam a temática, no entanto, especificamente na área do urbanismo, há certa escassez. É sob este contexto, que a presente publicação contribui com atividades lúdicas que buscam trabalhar temas como, mobilidade urbana, espaços públicos e afins, sob o olhar das crianças e adolescentes.
São apresentadas as seguintes atividades lúdico-educacionais com sugestões de aplicação, coleta e interpretação de dados:
Bonde a Pé
Caminhada em grupo que busca despertar o olhar crítico e observador para a rede de mobilidade urbana e para os espaços e equipamentos públicos, estimulando que diferentes percepções sejam exteriorizadas e absorvidas durante um percurso, destacando as virtudes e desafios de se locomover pela cidade tendo o modo a pé como meio de transporte principal;
Circuito do Pedestre
Atividade focada na sensibilização sobre os conceitos de mobilidade ativa e coletiva, transporte a pé, acessibilidade e, principalmente, cidadania, através de uma sequência de estações lúdicas que simulam as mais variadas situações de sistema de mobilidade;
Twister da Mobilidade
Adaptação do jogo Twister em uma versão voltada às questões de mobilidade e cidadania. Através de perguntas, respostas e movimento é possível proporcionar reflexões e trazer conceitos e informações importantes relacionadas aos temas abordados, auxiliando no processo de aprendizado por meio da ludicidade;
Jogo Lúdico
Atividade de escuta ativa e propostas de interação com movimentos e desafios corporais estruturada nos três conteúdos da Educação Física que se adequam aos objetivos da dinâmica: jogos ambientais, simbólicos e de exercícios;
Como você chegou aqui?
Partilha em grupo sobre as experiências individuais nos deslocamentos cotidianos, introduzindo informações sobre mobilidade urbana, ocupação dos espaços públicos, questões socioambientais e como decisões individuais também impactam o coletivo, atrelado à políticas públicas, tomadas de decisões e participação cidadã;
Intervenção Lúdica
Ações realizadas pela sociedade civil que buscam melhorar a vitalidade e atratividade dos espaços de convivência, passagens e áreas ao ar livre, estabelecendo uma relação direta com a criança e adolescente à medida que essas contribuem para a qualificação do espaço urbano.
A contribuição se dá ao convidar crianças e adolescentes, usuárias do espaço, a se colocarem em movimento, atuando diretamente e fisicamente sobre o território, se consolidando assim como fenômeno urbano;
Placas de Orientação
Atividade que consiste na elaboração e aplicação de placas informativas que possam ser utilizadas como sinalização vertical de orientação voltada para pedestres, indicando distâncias até pontos de referência, informando sobre questões relevantes do território, entre outros aspectos.
Agenda Educacional
As atividades lúdico-educativas, apresentadas na publicação, e os temas ligados ao urbanismo nelas trabalhadas, permite dialogar com questões chave da Agenda 2030 na busca do alcance de metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como:
Redução de mortes, ferimentos e doenças relacionados a ocorrências de trânsito e a poluição do ar na cidade (ODS 3); Melhoria da aprendizagem de crianças e adolescentes, com destaque na aquisição de conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento sustentável (ODS 4); Segurança, acessibilidade e sustentabilidade no transporte e nos espaços públicos (ODS 11); Melhoria da educação para o enfrentamento da mudança do clima (ODS 13); Participação nas tomadas de decisão com base na inclusão e na representatividade (ODS 16).
Ademais ao diálogo com a Agenda 2030, as atividades lúdico-educativas são estruturadas e apresentadas tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)como alicerce da prática pedagógica.
Entre os seis Temas Contemporâneos Transversais, instituídos pela BNCC, as atividades estão diretamente relacionadas com: Cidadania e Civismo (Educação para o Trânsito), Meio Ambiente (Educação Ambiental) e Saúde (Saúde).
Essa estrutura possibilita que haja a promoção de um processo educativo continuado, incluindo os três níveis crescentes de complexidade em que os temas contemporâneos transversais devem ser abordados: intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tratando os temas de forma gradativa e estimulante por meio da ludicidade.
Os diversos diálogos estabelecidos entre os temas trabalhados nas atividades lúdico-educativas e a dimensão educativa das mesmas, convergem fortemente com o intuito de legitimar a vozes das crianças e adolescentes e colaborar para que elas sejam incorporadas nas tomadas de decisões a partir da educação, através do estímulo à participação dos estudantes e a valorização de suas vivências no meio urbano.
Por aqui, seguiremos atuantes e atentas, nas microrrevoluções cotidianas – com esperança ativa e pés nas ruas, junto com as crianças e quem mais quiser somar – para que as transformações das ruas e das cidades se tornem, cada vez mais, realidade – PELAS e COM as crianças!
Acesse aqui a publicação completa e aqui o diagnóstico.
Via Caos Planejado