O Studio Libeskind, em colaboração com o Memorialization Working Group, apresentou o projeto preliminar para o memorial em homenagem às 11 pessoas falecidas em 27 de outubro de 2018 na Sinagoga Tree of Life, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Desenvolvido a partir de um processo que envolveu as famílias das vítimas, líderes comunitários e representantes da congregação, o projeto visa proporcionar um espaço para reflexão pública e comunitária.
O local escolhido para o memorial será o espaço ao ar livre no cruzamento das Avenidas Shady e Wilkins, reimaginado como um local de encontro com esse propósito. Internamente, o edifício reformulado abrigará a congregação Tree of Life, além de espaços dedicados à educação e pesquisa. O local também sediará o primeiro museu nacional dedicado à investigação das raízes históricas e manifestações modernas do antissemitismo nos Estados Unidos.
A decisão de transformar o local do ataque como um lar para adoração e como um local comemorativo e educacional seguiu meses de deliberação entre a congregação Tree of Life. De acordo com o New York Times, nos meses seguintes ao ataque, as opiniões sobre o futuro do edifício Tree of Life variaram desde demoli-lo até reconstruí-lo sem nenhum vestígio do incidente, uma variedade de atitudes conflitantes que o Sr. Libeskind diz ser uma consequência comum em um local de trauma.
Criar um memorial significativo é um processo altamente emocional e pessoal, ao mesmo tempo em que deve se comunicar com um público mais amplo. Para o Memorial 10/27, trabalhamos em estreita colaboração com as famílias e as congregações ao longo do processo de projeto. Foi por meio dessa colaboração que criamos um memorial que celebra aqueles que perdemos e reúne as famílias e a comunidade na cura. - Daniel Libeskind
O renomado Studio Libeskind é conhecido por suas obras que abordam o trauma histórico por meio de espaços emocionantes, como o Museu Judaico em Berlim ou a ampliação do Museu de História Militar de Dresden. Em uma entrevista recente para o ArchDaily, Vladimir Belogolovsky discutiu com Daniel Libeskind os papéis dos arquitetos contemporâneos, o impacto do design angular e o esforço para contar histórias e comunicar o contexto cultural mais amplo por meio da arquitetura. Recentemente, o Studio Libeskind foi contratado para transformar a Torre Boerentoren Art Deco em Antuérpia em um novo centro cultural público.