A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi agraciada com o Prêmio ULI 2023 de Visionários em Desenvolvimento Urbano, uma das mais respeitadas distinções globais em uso do solo e desenvolvimento comunitário. A honraria reconhece a visão da prefeita Hidalgo de uma Paris mais inclusiva e sustentável, assim como o impacto global de suas políticas. Hidalgo, a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita em Paris, é reconhecida por impulsionar políticas ambiciosas que reduziram as emissões de carbono da cidade em 40% em uma década, além de aumentar a proporção de habitações acessíveis. Em 2020, Hidalgo também foi destacada na lista das 100 Pessoas Mais Influentes pela revista Time
Durante seu mandato, "La Dauphine", como a imprensa a chama, criou uma série de iniciativas e políticas para incentivar investimentos verdes na capital francesa, melhorar o tráfego de pedestres e reduzir os efeitos das ilhas de calor urbanas, por meio da criação de abrigos climáticos e da introdução de um aplicativo que monitora o conforto térmico em todas as áreas da cidade. Ela também se tornou uma figura-chave no movimento pela cidade de 15 minutos, com um plano para eliminar o tráfego não essencial do centro da cidade antes dos Jogos Olímpicos de 2024. O plano é complementado por melhorias na mobilidade, como a expansão da infraestrutura de ciclovias, resultando em reduções na poluição do ar e nas emissões de carbono.
Iniciativas semelhantes buscam aumentar o número de unidades habitacionais acessíveis disponíveis no mercado a cada ano e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, melhorando a vida dos parisienses. Inserida no Plano Urbano Bioclimático Local de Hidalgo, que visa reduzir as emissões de carbono em Paris, está também uma regulamentação urbana que limita a altura de novos edifícios na capital francesa a 37 metros, ou 12 andares. Alguns atribuem essa decisão à controvérsia em torno da construção da Tour Triangle, com 180 metros de altura, projetada por Herzog & de Meuron.
Por iniciativa de Hidalgo, a circulação de veículos foi proibida em um lado do rio Sena durante os meses de verão para transformar o cais em uma praia improvisada, completa com barracas de praia, areia, duchas, espreguiçadeiras e opções de alimentação. Chamadas de Paris Plages, essas praias temporárias tornaram-se uma tradição anual. Além disso, piscinas flutuantes foram instaladas no rio ao longo da Bacia de la Villette, mas a prefeita Hidalgo promete tornar o Sena próprio para banho a tempo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano, conforme afirmou em uma entrevista à revista Urban Land.
Trabalhando com um grupo diversificado de especialistas do setor público e privado, bem como moradores engajados de Paris, conseguimos criar uma cidade que traduz essa visão em realidade. Juntos, defendemos iniciativas para aprimorar a acessibilidade a pé, reduzir a dependência de automóveis e fortalecer nosso compromisso em promover comunidades sustentáveis tanto dentro quanto fora dos limites da cidade. Essa reconhecimento serve como testemunho dos esforços coletivos que impulsionaram Paris em direção a uma paisagem urbana mais inclusiva, resiliente e sustentável. - Anne Hidalgo, prefeita de Paris
A edição anterior do Prêmio ULI foi concedida à fundadora do Studio Gang, Jeanne Gang, em 2022, um marco para o estúdio, uma vez que Gang também foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2019. Outros vencedores notáveis incluem Alejandro Aravena em 2019, Theaster Gates em 2018 e Lord Richard Rogers em 2015.