À medida que nos aproximamos do final de 2023, um ano repleto de acontecimentos que poderia ser definido como o ano das "mudanças", analisamos como eventos e tendências globais impactaram o design de espaços internos. Olhando para trás, as pessoas questionaram tudo, e a prática arquitetônica não foi exceção. Uma nova voz foi dada a nações frequentemente esquecidas, enquanto os arquitetos buscavam maneiras alternativas de projetar e construir. Questionamos o colonialismo, a cultura do consumo, o desperdício, a tradição e autenticidade, trazendo novas perspectivas dentro da disciplina. No entanto, o design de interiores em 2023 foi reservado; exploratório, mas muito mais modesto e sutil em comparação com os anos anteriores. Após anos de mudanças constantes, parece que as pessoas sentiram a necessidade de pausar, desacelerar e abraçar a simplicidade, expressando sua individualidade por meio de intervenções pontuais.
As mudanças climáticas e suas repercussões permaneceram como um tema centralizado, à medida que as temperaturas atingiram registros sem precedentes em quase todos os países. Eventos geopolíticos e o que frequentemente foi descrito como uma "lenta recessão global" colocaram o mundo em ponto morto em várias ocasiões. Em termos de tecnologia, embora a IA tenha surpreendido o mundo no final de 2022 com a introdução do ChatGPT, foi 2023 que foi considerado o "ano da explosão" da inteligência artificial. A indústria de arquitetura e design explorou as ferramentas da IA generativa para fornecer respostas sobre como será o futuro do ambiente construído. Na moda, que muitas vezes compartilha tendências com móveis e decoração de interiores, muitas peças dos anos 2000 foram trazidas de volta, mas com silhuetas contemporâneas, juntamente com acessórios personalizados, tons metálicos, pretos, marrons e vermelhos. Tanto a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia quanto a Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023, dois dos eventos arquitetônicos mais aguardados deste ano, deslocaram o foco das pessoas para o sul global, examinando história, tradição, a Terra e seus recursos, descolonização, narrativas locais e a prosperidade em meio à escassez.
Inevitavelmente, esses eventos influenciaram a maneira como os arquitetos projetaram seus espaços interiores. Em comparação com 2022 e 2021, as pessoas não passaram tanto tempo em casa. No entanto, os espaços ainda eram tão individualistas e pessoalmente elaborados como durante a pandemia, mas de uma maneira mais sutil. Como mencionado anteriormente, este ano foi muito mais calmo e lento em termos de impacto no design; não vimos nenhum movimento avant-gardista que surpreendeu o mundo do design, nem designs extravagantes. O maximalismo fez uma pequena aparição no ano passado, mas houve uma clara reavaliação da riqueza e da extravagância neste ano. A estrutura, quer seja em seu sentido literal ou simbólico, reconquistou o foco das linhas curvas. A Terra foi a principal inspiração por trás das paletas de cores, observando paisagens, flora, fauna e tudo mais. Uma cor, no entanto, foi coincidentemente muito comum entre os projetos enviados pela comunidade ArchDaily: o verde menta pastel. Em termos de configuração espacial, os espaços abertos continuaram a ser redefinidos, priorizando a privacidade e a modularidade. Também notamos um aumento na popularidade do "plano deslocado" em espaços comerciais, onde o layout do piso, a circulação e as exposições são organizados em torno de um elemento de destaque dentro do espaço. Continuando a ideia de ter elementos de destaque, arquitetos e designers experimentaram com azulejos geométricos vibrantes este ano, usando-os para criar paredes de destaque e instalações. Quanto aos temas nostálgicos costumeiros, a explosão veio de um passado recente, buscando inspiração desde o Modernismo até hoje e reimaginando-os para se adequarem aos contextos contemporâneos.
Com base em mais de 1000 projetos construídos este ano e adicionados à nossa base de dados, aqui estão 10 tendências de design que moldaram os espaços interiores de 2023.
Encontre mais projetos que destacam as tendências de design de interiores de 2023 nesta pasta do Meu ArchDaily criada pelo autor.
Neo-Brutalismo
Superfícies metálicas
Estrutura de grade
Azulejos Geométricos
Cor do ano: verde menta pastel
Madeira por toda parte
Plano de deslocamento com elemento central
Espaços abertos redefinidos: modularidade e níveis
O renascimento do estilo moderno de meados do século
Menção Honrosa: claraboias e sombras divertidas
Encontre mais projetos que destacam as tendências de design de interiores de 2023 nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.
Este artigo é parte de uma série do ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, iremos destacar como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.