O Instituto Americano de Arquitetos anunciou David Lake e Ted Flato, fundadores do escritório Lake|Flato Architects, sediada no Texas, como os vencedores da Medalha de Ouro AIA 2024. A dupla foi escolhida pelo júri por sua capacidade de tornar "a sustentabilidade empolgante de uma forma que poucos outros arquitetos conseguiram". Fundado em San Antonio em 1984, o escritório busca tornar o design ambientalmente consciente acessível e interessante, encontrando maneiras de fortalecer o vínculo entre os seres humanos e a natureza.
A abordagem de David Lake e Ted Flato costura técnicas vernaculares com novas tecnologias para criar edifícios resilientes, bem adaptados às condições locais. O júri reconheceu essa visão intransigente, mas despretensiosa, vendo-a como uma maneira de alcançar estruturas mais saudáveis, sustentáveis e inclusivas. Entre os projetos citados pelo júri está o Pavilhão da Fundação Dixon Water, o primeiro projeto certificado pelo Living Building Challenge no Texas e o nono no mundo. O Confluence Park em San Antonio reflete uma ênfase comparável na gestão ambiental, servindo tanto como pavilhão quanto como centro educacional para educar os visitantes sobre a importância da água.
A dupla tem se destacado repetidamente como arquitetos de destaque e defensores destemidos, ultrapassando os limites do design enquanto aliviam o impacto no nosso planeta. Os projetos que eles concebem têm elevado a consciência coletiva em relação à nossa crise climática, ao mesmo tempo em que cativam uma ampla audiência com edifícios que são belos e sustentáveis. Apesar de o Texas, uma região lidando com um crescimento e mudanças climáticas sem precedentes, parecer um lugar improvável para uma empresa focada em sustentabilidade prosperar, eles, no entanto, ajudaram os clientes a perceber a arquitetura e a sustentabilidade como indissociavelmente ligadas. – Júri AIA
Além do foco na interação entre a natureza e o ambiente construído, inovações tecnológicas desempenham um papel importante no trabalho do escritório. Técnicas como estruturas pré-fabricadas, vistas no projeto Miller Porch House, e impressão 3D, utilizada na colaboração para a House Zero, desenvolvida em parceria com a ICON, destacam a dedicação do escritório em criar projetos acessíveis e envolventes. Eles também têm empregado madeira em massa e construção modular para reduzir o impacto de carbono de suas estruturas e proporcionar um ambiente saudável para os usuários.
O design, em todas as suas facetas, deve ser incorporado ao nosso cotidiano. Todos devemos buscar construir comunidades saudáveis e lugares acolhedores que estejam intrinsicamente conectados e sensíveis à cultura, clima e contexto local, com uma visão de respeito às diversas perspectivas. Sempre acreditamos que a arquitetura pode nos aproximar mais da natureza, em vez de nos distanciar. - David Lake e Ted Flato
Os vencedores anteriores do prêmio incluem arquitetos influentes como Carol Ross Barney, premiada em 2023 por seus projetos transformadores e socialmente engajados; Edward Mazria, em 2021 por seus esforços em lidar com a crise climática e inspirar a comunidade arquitetônica a se mobilizar; Marlon Blackwell, homenageado em 2020 por seu impacto duradouro na teoria e prática da arquitetura; e Richard Rogers, celebrado em 2019 por sua influência construtiva no ambiente construído.