As autoridades de Bolonha anunciaram planos para reparar a torre inclinada Garisenda, uma estrutura medieval localizada no centro da cidade italiana. Recentemente, a área ao redor da torre foi isolada devido a preocupações com seu colapso, pois monitoramentos identificaram deslocamentos na direção da inclinação. A torre de 47 metros de altura inclina-se a um ângulo de quatro graus, semelhante ao de sua contraparte mais famosa, a Torre de Pisa. A Torre Garisenda é um marco de Bolonha, ao lado de sua vizinha, a Torre Asinelli, que tem o dobro da altura, também se inclina, embora em um ângulo menor, e geralmente está aberta para turistas.
As duas torres foram construídas entre 1109 e 1119 por famílias rivais e acredita-se que tenham sido uma forma de competir por poder e status. O solo cedeu logo após a construção, resultando numa inclinação em ambas as torres. Devido a isso, a Garisenda teve sua altura reduzida no século XIV, já que originalmente media 60 metros. A torre é mencionada no poema "A Divina Comédia" de Dante, escrito em 1321, e recebe várias outras menções de escritores famosos, incluindo Charles Dickens e Goethe, destacando seu importante status cultural.
As torres são monitoradas constantemente em busca de quaisquer alterações. Os sensores captaram indícios de deterioração dos materiais que compõem a base da Garisenda. O conselho municipal fechou o local em outubro de 2023 com uma barreira projetada para proteger as pessoas e os edifícios ao redor em caso de colapso. Atualmente, a área está em "alerta amarelo", de acordo com a agência de proteção civil italiana, o que significa que a estrutura está sendo monitorada de perto, mas não apresenta riscos imediatos à segurança das pessoas, já que alertas mais elevados, como "laranja" ou "vermelho", ainda não foram emitidos.
Desde a década de 1990 existem trabalhos em andamento para tentar reforçar as torres. No início de dezembro, a cidade divulgou um plano de restauração de 4,3 milhões de euros, enquanto o prefeito Matteo Lepore estimou que o projeto completo poderia chegar a 20 milhões de euros e se estender por mais de 10 anos, já que as obras são semelhantes às necessárias para garantir a Torre de Pisa. O prefeito também solicitou ao governo que faça uma petição para que as duas torres se tornem Patrimônio Mundial da UNESCO, conforme relatado pelo The Guardian.
Todos concordam que a base precisa de ser reforçada, devido à sua histórica fragilidade e às recentes preocupações levantadas pelos dados recolhidos. A questão é como, e precisamos estudar isso minuciosamente antes de planejar a restauração. - Cleto Carlini, responsável pelas obras públicas, espaços verdes e mobilidade na Câmara Municipal de Bolonha
A restauração do patrimônio foi um dos principais temas de 2023, um ano marcado pelos anúncios e histórias de edifícios enfrentando a ameaça de demolição, por vezes sendo salvos pelo esforço coletivo de comunidades conscientes de seu impacto cultural e ambiental.