A construção do novo Aeroporto Internacional Techo em Phnom Penh, Camboja, projetado pela Foster + Partners, está em andamento. O projeto, localizado a 20 quilômetros da capital do Camboja, busca inspiração na arquitetura vernacular da região, procurando oferecer soluções de projeto adequadas em resposta ao clima tropical. O projeto, realizado após um concurso internacional, inclui o masterplan para uma nova cidade aeroportuária, além do novo edifício do terminal.
O desenho do edifício do terminal é definido por dois braços em forma de aerofólio, convergindo para um volume central que abriga a verificação de segurança dos passageiros, escritórios de imigração e espaços de varejo. Todos os elementos funcionais estão sob uma ampla cobertura com mais de 36 metros, suportado por "árvores estruturais". A leve grade de aço permite a entrada de luz natural no amplo espaço do terminal, proporcionando caminhos claros e intuitivos para os passageiros e vistas para o pátio, com mudanças mínimas de nível em áreas públicas.
O interior apresenta materiais aconchegantes inspirados na arquitetura vernacular cambojana. Os arquitetos visam que o projeto seja "um dos aeroportos mais verdes do mundo", combinando soluções contemporâneas com artesanato local e buscando minimizar custos operacionais. O projeto inclui vegetação abundante e a energia será gerada por uma fazenda fotovoltaica no local.
Artigo Relacionado
Foster + Partners vence concurso para projetar aeroporto na Arábia SauditaConsiderado um dos edifícios públicos mais importantes, refletindo seu status como porta de entrada para a cidade e seu papel fundamental na economia globalizada, o novo Aeroporto Internacional Techo contribuirá para o desenvolvimento contínuo de Phnom Penh como um hub de transporte essencial para a região e além. Stefan Behling, Chefe do Escritório, Foster + Partners
Além disso, a localização do terminal foi escolhida para permitir futuras expansões. O sistema de construção modular e o cronograma de projeto em etapas foram desenvolvidos para aprimorar a construtibilidade, já que a primeira fase do projeto deverá acomodar até 13 milhões de passageiros por ano. Fases subsequentes agregarão um segundo aerofólio, aumentando a capacidade para 30 milhões de passageiros.
Recentemente, a Foster + Partners revelou o projeto de outro terminal de aeroporto, a ampliação do Aeroporto de Abha na região de Aseer, na Arábia Saudita. Inspirado na cultura local, o terminal é projetado como uma rede interconectada de pátios e passarelas, visando definir um novo tipo de experiência para o passageiro. O escritório também se propôs a criar um centro de saúde transformador para a Mayo Clinic em Rochester e lançou recentemente um Kit de Ferramentas de Realidade Virtual/Aumentada para design inclusivo.