Em uma cidade, celebrar o ato de caminhar tornou-se uma forma de planejamento não convencional. Na era dos carros, ao longo de quase todo o século XX, desafiar a supremacia do transporte automotivo ao promover a experiência pedestre não era muito comum. Por essa razão, as passarelas para pedestres em todo o mundo se destacam como símbolos de conectividade e engenhosidade arquitetônica. Inicialmente concebidas como soluções práticas para o gerenciamento de tráfego, essas passarelas às vezes assumem o caráter de marcos icônicos e elementos cruciais no planejamento urbano.
A importância desses projetos representa uma mudança em direção ao design centrado no ser humano e paisagens urbanas. A Ponte Kusugibashi no Japão, reconstruída por Kengo Kuma & Associates, simboliza a resiliência, enquanto a Ponte de Seda na margem do rio em Hangzhou, destaca a conectividade urbana ao revitalizar a área ribeirinha. A Ponte para Tráfego Lento na Área Central de Dongguan aborda questões de conectividade e áreas verdes, e a Ponte Vlasburg da SBE NV dedica-se a aprimorar as rotas aquáticas para a comunidade. Coletivamente, essas passarelas impulsionam a revitalização urbana para o futuro, enfatizando sustentabilidade e integração com as necessidades da comunidade.
Continue lendo para descobrir as cinco pontes para pedestres que estão transformando a maneira como enxergamos a revitalização urbana nas cidades contemporâneas.
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Projetando quadras urbanas para crianças1- Ponte Kusugibashi / Kengo Kuma & Associates
Localizada em Osogoe, Iwakuni, Japão, esta ponte para pedestres foi inicialmente destruída pela enchente no oeste do Japão em julho de 2018. Hoje, reconstruída e redesenhada pelo escritório Kengo Kuma & Associates como uma ponte de madeira, visa se tornar um símbolo para a comunidade. A nova ponte foi planejada para resistir ao risco de desastres recorrentes, com guarda-corpos de cipreste de 105 metros quadrados protegendo-a de riscos futuros. Celebrado por sua escala humana, o projeto combina as habilidades da carpintaria japonesa com a moderna tecnologia de design computacional.
2- Ponte de Seda / TJAD Original Design Studio
A Ponte de Seda, situada ao longo da margem sul do Rio Qiantang, em Hangzhou, constitui um segmento integrante da extensa iniciativa de revitalização de 12 km para os espaços públicos da orla do distrito. Projetado pelo Original Design Studio - TJAD, o projeto aborda um ponto crucial onde pedestres e veículos interagem em um corredor estreito. O projeto preserva a pista esportiva e oferece vistas panorâmicas novas e melhoradas do Rio Quiantang, melhorando o espaço público geral da orla marítima da cidade.
3- Sistema de tráfego lento na área central de Dongguan / eLandscript Studio
Com o aumento no desenvolvimento de metrôs e ferrovias interurbanas, esta ponte para pedestres faz parte de um masterplan mais amplo para o Sistema de Tráfego Lento de Dongguan. Projetada como um trecho de 3 km na zona central da cidade, a visão aborda pontos desconexos, aprimora o potencial de lotes urbanos e pretende revitalizar espaços verdes interrompidos. Além disso, projeto apresenta múltiplos núcleos verticais que se conectam aos espaços de retenção do térreo, revitalizando, o tecido urbano de Dongguan.
4- Ponte Vlasbrug / SBE nv
Num esforço para preservar os cursos d'água e a infraestrutura da região, o objetivo principal deste projeto é aprimorar a qualidade e o apelo dessas vias navegáveis para a comunidade local. O projeto foi concebido pela SBE nv e introduz caminhos ao lado do rio e dos canais, servindo como trajetos para ciclistas e pedestres. Para aprimorar a qualidade dessas rotas, a ponte cruza o rio de maneira fluida, sem interromper a paisagem existente dos canais. Na sua essência, o projeto se esforça para enfrentar o desafio de uma maneira modesta que se integra organicamente ao ambiente natural.
5- Passarela de Štvanice em Praga / Atelier Brigde Structures + Blank Architekti s.r.o
Através do esforço colaborativo de Petr Tej, Marek Blank e Jan Mourek, esta ponte foi criada para atender ao movimento de pedestres e ciclistas. Localizada em Praga, a estrutura sutilmente curva facilita a conexão entre as margens de Holešovice e Karlín, servindo como uma ligação para a ilha de Štvanice. Oferecendo acessibilidade irrestrita, a passarela remete as bordas e curvas da ilha, ao mesmo tempo, em que se alinha com o pavimento existente em todos os lados. Além disso, o projeto considera os riscos potenciais de inundação, com um lado projetado para ser verticalmente ajustável e um mecanismo de pistão hidráulico permitindo que a ponte se eleve até os níveis de inundação.
Este artigo faz parte de uma série com curadoria do ArchDaily que se concentra em projetos construídos de nosso banco de dados agrupados sob temas específicos relacionados a cidades, tipologias, materiais ou programas. Mensalmente, destacaremos uma coleção de projetos que encontram um ponto em comum entre contextos anteriormente incomuns, revelando a profundidade da influência em nossos ambientes construídos. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.