O estúdio de arquitetura francês Coldefy e o escritório de arquitetura italiano CRA-Carlo Ratti Associati apresentaram o projeto "Theatrum Naturae", ou "Teatro da Natureza", selecionado como pavilhão nacional da França na Expo Osaka 2025. A proposta acolhe tanto habitats naturais quanto artificiais, com o objetivo de ilustrar como o design pode conectar os mundos humano e não-humano, ao mesmo tempo em que destaca a contribuição da França para a cultura e o meio ambiente natural. Na exposição, os visitantes serão convidados a explorar os diversos ecossistemas da França e a redescobrir uma conexão com a natureza.
O caminho que leva os visitantes pelo pavilhão é dividido em três atos: Ascensão, Descoberta da Natureza e Retorno ao Solo. Uma escada sinuosa sobe do chão, convidando os visitantes a atravessar a cortina e entrar no espaço interior do prédio, levando-os finalmente ao terraço. Aqui, um jardim paisagístico apresenta fragmentos da natureza retirados de diferentes ambientes da França, desde as montanhas até a costa.
O projeto representa uma resposta ao tema principal da Expo Osaka 2025, "Empoderando a Vida". É adotada abordagem arquitetônica circular. Ao combinar peças pré-fabricadas com elementos naturais, ele reitera um "loop virtuoso de reutilização e reciclagem que se estende muito além do efêmero período da Expo Mundial".
Ao tentarmos abordar o papel em constante transformação das exposições hoje, no contexto da crise climática, é necessário buscar novas formas de imaginar a relação entre o natural e o artificial. Ao combinar diferentes formas de inteligência, seja orgânica ou tecnológica, podemos redefinir as conexões entre as pessoas e a natureza. - Carlo Ratti
Coldefy e CRA, cujo sócio-fundador, Carlo Ratti, foi anunciado como curador da Bienal de Arquitetura de Veneza 2025, estão acompanhados pela empresa de construção e design RIMOND Group como contratante principal e pela empresa de engenharia japonesa Yasui Sekkei.
O pavilhão francês convida os visitantes a entrar no teatro da vida. Atores e espectadores nesta produção, os visitantes percorrem um caminho pelo Pavilhão que encena a simbiose essencial entre os ambientes tecnológico e natural da humanidade, instigando-os a tomar consciência da vital necessidade de nossa conexão com a natureza. - Thomas Coldefy
Vários outros países anunciaram os projetos de seus pavilhões nacionais planejados para a Expo Osaka 2025. Foster + Partners foi selecionado para projetar o pavilhão da Arábia Saudita, propondo um complexo inspirado nas formas orgânicas das vilas tradicionais sauditas. AMDL CIRCLE revelou imagens de seu projeto para o Pavilhão Nórdico, com o objetivo de mostrar o respeito e a conexão do povo nórdico com o meio ambiente, enquanto Mario Cucinella Architects propõe a interação de diferentes gerações e culturas para o Pavilhão Italiano. Em um anúncio recente, Riad, capital da Arábia Saudita, foi selecionada para sediar a Expo Mundial 2030.