O escritório OODA divulgou imagens do Hora Vertikale, um novo projeto para a capital da Albânia que incorpora unidades residenciais dispostas verticalmente, cercadas por um novo parque e oferecendo uma variedade de comodidades. O projeto sobrepõe sete tipos de volumes, cada um com sete pavimentos de altura e definido por uma identidade visual distinta inspirada em elementos urbanos e rurais. Desenvolvido em colaboração com a firma local Artech, o projeto recebeu aprovação da prefeitura e a construção está prevista para começar ainda no primeiro semestre deste ano.
A primeira etapa inclui a construção de treze cubos, cada um medindo 22,5m por 22,5m. A composição ligeiramente desorganizada dos blocos confere uma imagem dinâmica e lúdica ao complexo. A altura dos volumes foi escolhida para refletir a altura média característica da maioria dos edifícios em Tirana. O projeto visa destacar a diversidade da cidade, oferecendo uma imagem visualmente envolvente tanto de longe quanto de perto.
Com uma área construída de 55.000 metros quadrados e uma altura de 140 metros, o Hora Vertikale é concebido como um assentamento vertical, ou 'Hora' no antigo albanês. A estrutura busca se tornar um elemento marcante, integrado ao complexo tecido urbano, com sua imagem refletindo abstratamente o caráter dinâmico da cidade.
Artigo Relacionado
CHYBIK + KRISTOF vence concurso para projetar torre multifuncional em Tirana, AlbâniaO projeto também se baseia em princípios de sustentabilidade, priorizando materiais de origem local da Albânia para reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de longa distância e apoiar a economia local. A vegetação desempenha um papel crucial na intervenção, já que o edifício será cercado por abundante vegetação e por um parque local disponível tanto para os residentes quanto para os visitantes, promovendo o envolvimento com as comunidades locais vizinhas.
Anteriormente, o escritório de arquitetura português OODA colaborou com a MVRDV na proposta vencedora para transformar uma antiga refinaria em Portugal em um distrito verde e inovador, com habitações, um campus universitário e um grande parque, entre diversas instalações. O escritório também revelou o projeto da sede da Liga Profissional de Futebol Português no Porto, projetada para ser um marco em seu ambiente urbano e contribuir para a ativação dos bairros adjacentes.