Cansadas de um padrão minimalista e sem personalidade, as pessoas buscam cada vez mais por espaços com caráter que tragam peças que dialoguem com a própria identidade. Ao menos, essa pode ser uma das interpretações a serem criadas ao avaliarmos que cozinhas com "cores berrantes, mix de estampas, quadros, plantas e, claro, o obrigatório pinguim de geladeira" são consideras uma tendência nas buscas do Pinterest para 2024. Com o retorno de uma estética kitsch e todos os elementos citados anteriormente, buscamos por alguns exemplos entre os projetos publicados no ArchDaily que possam inspirar a mudança neste ambiente tão fundamental de uma residência.
Estética retrô e kitsch
Seja por uma ode ao passado, pela sensação de conforto e aconchego que despertam ou, até mesmo, pelo bom humor, as estéticas kitsch, vintage e brega, possibilitam um jogo com menos regras compositivas e mais liberdade para experimentação. De qualquer forma, para manter uma certa organização estética - pois ninguém consegue conviver no caos o tempo todo -, é fundamental pensar numa paleta de cores, compreender o jogo de texturas e, principalmente, como o mobiliário e objetos decorativos podem ajudar na conformação do ambiente.
Colorindo a cozinha
Dizem que uma boa dieta começa com um prato colorido. Por que não trazer essa receita para o espaço onde se prepara o alimento? Pintar a marcenaria, selecionar azulejos coloridos ou com padrões, podem ser distintas as maneiras de trazer protagonismo aos planos e superfícies desejadas. Aqui vale ressaltar que qualquer lugar é válido para pensar as cores, do chão ao teto, da bancada às luminárias - onde estarão os pontos de atração, você é quem decide.
Elementos decorativos
Para trazer mais personalidade ao espaço, nada como seguir o básico: pensar sua decoração. Para isso, trazer plantas, principalmente hortaliças, ervas e temperos, podem unir o útil ao agradável na cozinha. Elementos tridimensionais como pequenas esculturas ou objetos que ajudam a guardar mantimentos e utensílios também ajudam a trazer diferentes volumes e composições para o ambiente. E, claro, encontrar quadros - com uma boa moldura para conservar a arte num ambiente úmido e, possivelmente, gorduroso - ajuda a definir os toques finais.
Diferentes texturas
Se a ideia é partir para uma reforma, considere trabalhar com diferentes texturas na cozinha e quebre a monotonia de um mesmo material revestindo toda ela. As combinações possíveis entre piso, paredes, teto e mobiliário são infinitas e podem transformar este ambiente no grande protagonista da casa.