A Arábia Saudita, em meio a uma transformação significativa, não apenas está alterando sua paisagem, mas também redefinindo sua identidade em nível global. Como parte da Visão 2030, que orienta suas ações, o reino está empenhado em promover novos desenvolvimentos, com o objetivo de revitalizar a cultura e diversificar a economia. A capital, Riade, está na vanguarda dessa transformação ao sediar a Expo Mundial de 2030. Isso representa o compromisso do país com o progresso, enquanto vários mega projetos estão em andamento, transformando a estrutura do reino.
Em meio aos diversos projetos, várias empresas de renome estão envolvidas em mega projetos em diferentes escalas. O renascimento cultural, por exemplo, é evidenciado pela Ópera de Snøhetta em Diriyah, enquanto a Torre de Jeddah segue uma trajetória que superará o Burj Khalifa. Ao mesmo tempo, a conversão de uma usina de dessalinização em Jeddah pelo Heatherwick Studio em um próspero centro cultural demonstra a reutilização de espaços industriais. Desde os projetos costeiros da Foster + Partners até os arranha-céus no centro da cidade que estão redesenhando o horizonte, o país passa por transformações significativas em seu ambiente construído.
Conheça abaixo 9 mega projetos na região da Arábia Saudita que serão concluídos antes de 2030.
1/ Qiddiya City
Qiddiya, Riad
Desenvolvido como um novo centro de entretenimento, esportes e cultura, a Populous anunciou este ano seu plano para projetar a Qiddiya City Esports Arena e um estádio multiuso na cidade. Projetados para se tornarem instituições inovadoras que servirão como pontos focais para a cidade de Qiddiya, ambos os locais funcionarão como um centro de entretenimento abrangente para o novo mega projeto em Riad, na Arábia Saudita. Conhecida como o "primeiro distrito de jogos e esportes eletrônicos de uso misto do mundo", a arena apresenta a maior área agregada de telas de vídeo em qualquer instalação de esportes eletrônicos, incorporando tecnologias 4D e experiências imersivas. O projeto arquitetônico da Populous conta com seis estruturas cônicas ornamentadas com luzes de néon, planejadas para serem a primeira construção dentro da Qiddiya City.
2/ The Opera House
Snøhetta | Diriyah
A Snøhetta acaba de anunciar seus planos para uma nova casa de ópera em Diriyah, na Arábia Saudita. O objetivo da Opera House é unir as demandas contemporâneas de um espaço global para artes cênicas e música com as tradições arquitetônicas do povo local Najdi. Prevista para ser concluída em 2028, a Opera House é um elemento fundamental de um abrangente plano diretor projetado para revitalizar o distrito de Diriyah, nos arredores de Riad. Como um todo, o bairro está destinado a se transformar em um centro cultural, harmonizando tradição e arte contemporânea.
3/ Torre Jeddah
Adrian Smith + Gordon Gill Architecture | Jeddah
Após uma pausa de cinco anos, a construção da Torre Jeddah foi retomada, Será o edifício mais alto do mundo. Projetada pela Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, a torre incluirá um hotel Four Seasons, apartamentos, escritórios e outras instalações de uso misto. É interessante notar que a altura prevista da torre superará o famoso Burj Khalifa, em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
4/ Distrito de Museus em Jeddah
Heatherwick Studio | Jeddah
O Heatherwick Studio anunciou uma proposta para revitalizar uma usina de dessalinização abandonada em Jeddah, transformando-a em um novo centro cultural. Reimaginado como um edifício industrial, o museu foi projetado para oferecer grandes espaços de exibição, estúdios, ateliês e instalações de fabricação. A principal área de exposição contrastará a natureza industrial do design. Além disso, a intervenção prevê que o projeto também funcione como um mercado ou souk, promovendo a colaboração entre artistas e fabricantes.
5/ Marine Life Institute
Foster + Partners | AlUla
Em Amaala, um destino turístico em desenvolvimento na costa do Mar Vermelho, no noroeste da Arábia Saudita, a Foster + Partners divulgou planos para o Marine Life Institute. Este instituto faz parte do masterplan Triple Bay, e inclui laboratórios de pesquisa, galerias e espaços de ensino. O edifício foi concebido para imitar formações de corais, com o objetivo de se tornar uma instituição marinha completamente imersiva. Os visitantes terão a oportunidade de caminhar debaixo d'água, mergulhar com espécies raras e explorar uma exposição de corais.
6/ Mukaab, O Cubo
Governo Saudita | Murabba, Riad
O governo da Arábia Saudita anunciou planos para o 'Mukaab', um arranha-céus em forma de cubo que ocupará o coração do novo distrito de Murabba, no centro de Riad. Com impressionantes 400 metros de altura, largura e comprimento, o Mukaab aspira a se tornar a maior estrutura feita pelo homem no mundo. A construção do projeto teve início em 2023, com previsão de conclusão para 2030.
7/ Health Resort
Red Sea Global | Amaala, Red Sea Development
A incorporadora Red Sea Global uniu forças com a marca de bem-estar Clinique La Prairie para desenvolver um resort de saúde de alto padrão em Amaala. O resort é composto por 13 vilas, 52 casas e suítes que oferecem um refúgio aos visitantes. Suas instalações incluem laboratório de diagnóstico, museu, clube de praia, oficinas, salas de treinamento, refeitórios privativos e uma escola de culinária. Prevê-se que o hotel receba os primeiros hóspedes no final de 2024.
8/ Aeroporto Internacional do Mar Vermelho
Foster + Partners | Red Sea Development
Em construção na Arábia Saudita, o Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, projetado pela Foster + Partners, é parte integrante do ambicioso Red Sea Project e do plano turístico localizado na costa oeste do mar. O projeto compreende cinco edifícios agrupados em torno de um espaço central de embarque e desembarque. Além disso, o design e as texturas do esquema são inspirados no vernáculo circundante da área. Para atender aos viajantes interessados no Projeto Mar Vermelho, o aeroporto conta com "mini terminais" que podem operar de forma independente, otimizando a eficiência energética. Com previsão de receber um milhão de passageiros até 2030, o aeroporto representa um marco significativo no desenvolvimento da região.
9/ The Line
Saudi Arabian Government | NEOM
Finalmente, o governo da Arábia Saudita revelou os planos para 'The Line', um empreendimento metropolitano de 170 km como parte do projeto NEOM. A Linha tem como objetivo conectar as montanhas do noroeste da Arábia Saudita aos vales mais elevados até a costa do Mar Vermelho. Com uma largura de 200 metros, a Linha oferece uma experiência única de estilo de vida. Apresentando duas estruturas paralelas semelhantes a paredes revestidas por uma fachada espelhada, o interior será construído para abrigar edifícios, parques públicos, escolas, residências e locais de trabalho. Além disso, o esquema foi concebido para acomodar 9 milhões de moradores em uma área de 34 quilômetros quadrados.
À medida que torres e empreendimentos redesenham o horizonte saudita, as dimensões impressionantes desses megaprojetos e sua rápida velocidade de construção têm sido motivo de questionamentos. O escopo abrangente, os investimentos financeiros maciços e a celeridade na execução levantam debates sobre os custos associados à mão de obra, ao meio ambiente e à viabilidade desses empreendimentos. Embora essa abordagem de cima para baixo impulsione a nação em direção a uma era futura, também suscita preocupações sobre inclusão e adaptabilidade. Além disso, os efeitos ambientais desses desenvolvimentos estão sendo examinados. Eventos como a Expo Mundial de 2030 em Riade são convites para o mundo testemunhar as rápidas realizações do país. A Visão 2030 da Arábia Saudita é um plano ambicioso e voltado para o futuro. No contexto desses planos, o país está trilhando um caminho transformacional, demandando a atenção coletiva do mundo.