O Festival Mundial de Arquitetura, em colaboração com os co-curadores Make Architects e o Museu Sir John Soane, anunciou Eldry John Infante, arquiteto e ilustrador filipino, como o grande vencedor do Prêmio de Desenho de Arquitetura de 2023. O desenho premiado, intitulado (Re)membering the See Monster, é uma representação cativante em mídia mista de uma plataforma petrolífera desativada. A imagem busca estimular conversas sobre o tema do reaproveitamento, indo além do aspecto físico da estrutura.
De acordo com a avaliação do júri, o desenho de Eldry John Infante foi elogiado por sua narrativa cinematográfica, apresentando uma composição de painéis em forma de colagem, todos contribuindo para a história que ele conta. O desenho híbrido experimenta diferentes convenções de representação, utilizando técnicas digitais e desenhadas à mão para criar uma imagem envolvente, que pode servir como ponto de partida para discussões sobre o futuro desses impressionantes "monstros marinhos".
O desenho foi previamente escolhido como vencedor da categoria híbrida, enquanto o desenho a tinta de Ben Johnson da Igreja Grundtvig em Copenhague recebeu o prêmio da categoria manual. Além disso, o desenho de Eugene Tan, intitulado "O Mapa Arcatográfico da Paisagem Incompleta na Pedra Branca", foi o vencedor na categoria digital.
Ficamos impressionados com este desenho habilidoso e detalhado, que foi manipulado digitalmente para criar uma composição muito dinâmica e variada. Uma das principais qualidades do desenho é a forma como utiliza uma variedade de linguagens visuais, todas elas transmitindo informações sobre como os edifícios funcionam. - Louise Stewart, Chefe de Exposições do Museu Sir John Soane e Juíza do Prêmio
O Prêmio Anual de Desenho de Arquitetura recebe inscrições em três categorias distintas: manual, digital e híbrido. Agora em sua 7ª edição, o concurso atraiu cerca de 250 desenhos de todo o mundo, sendo a maioria das inscrições na categoria manual. Os vencedores dessas categorias foram anunciados no início de novembro de 2023. Todos os desenhos vencedores e selecionados serão exibidos no Museu Sir John Soane e estarão acessíveis ao público de 31 de janeiro a 3 de março de 2024. Esta edição do prêmio e da exposição foi realizada com o apoio da marca italiana Iris Ceramica Group.